CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE

O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FOCO

Autores

  • GRACIENE VERDÉCIO GUSMÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - CÂMPUS DE BARRA DO BUGRES

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, esta investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões linguísticas e sócio-culturais relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era de globalização, conceito de crenças e formação docente de línguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados da análise enfatizam que é necessário repensar sobre as políticas de formação de professores de línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re) formulação das mesmas, no intento de buscar novos subsídios inovadores para enfrentar os desafios presentes no ensino escolarizado brasileiro hoje.

Biografia do Autor

GRACIENE VERDÉCIO GUSMÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - CÂMPUS DE BARRA DO BUGRES

Profa. Ma. Graciene Verdécio de Gusmão.


Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atuou como professora da disciplina de Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), no Ensino Fundamental, na Escola  Estadual Criança Cidadã, situada na cidade de Cáceres - MT/Brasil; como tutora a distância nas disciplinas Inglês Instrumental I, II e Introdução aos Estudos Linguísticos, no curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas - na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na modalidade Educação a Distância – EAD; professora da disciplina de Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), no Ensino Fundamental e Médio, na Escola Estadual Profa. Ana Maria das Graças de Souza Noronha, situada na cidade de Cáceres - MT/Brasil; tutora a distância na disciplina Língua Inglesa III e IV, no curso de Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas - na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na modalidade Educação a Distância – EAD. Atualmente é Professora das disciplinas Língua Portuguesa, Produção de Texto e Leitura e Teoria e Métodos de Pesquisa, na Educação Superior - Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário “Deputado Estadual Renê Barbour”, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e Faculdade de Arquitetura e Engenharia, situada na cidade de Barra do Bugres - MT/Brasil; professora bolsista da disciplina Produção de Textos III – Gêneros Acadêmicos I (TCC – I), no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Espanhola, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Universidade Aberta do Brasil - UAB, na modalidade Educação a Distância – EAD. É membro do conselho de tradutores da Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa), da Revista Eventos Pedagógicos - UNEMAT - Campus Universitário de Sinop. Participou da banca de comissão julgadora dos trabalhos completos (artigos) publicados nos anais da XVII Semana da Matemática: Ciência, Tecnologia e Comunidade. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Materna (Língua Portuguesa), Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa) e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas; atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso Sistêmico-Funcional, mais especificamente, com o foco no estudo da Avaliação na Linguagem - Sistema de Avaliatividade - Appraisal System, Crenças sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem de Línguas e Formação de Professores de Línguas. Contatos: celular: (65) 99644 - 4776; e-mail: graciene.verdecio.gusmao@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-11-28

Como Citar

GUSMÃO, G. V. (2017). CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FOCO. EntreLetras, 8(2), 239–265. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3380