NORMATIVIDADE E NORMALIDADE: CONCEITOS PRESENTES NA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DE MARCOS BAGNO

Autores

  • Karla Giselly Melo de Maria Pereira UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Karla Giselly Melo de Maria Pereira Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

normatividade, normalidade, gramática pedagógica

Resumo

As gramáticas pedagógicas começaram a ser publicadas a partir dos anos 2000, fruto das pesquisas na área da linguística que visam a compreensão e a apresentação dos usos da língua portuguesa brasileira. Ao apresentar uma obra que trabalha de forma comparativa o Vernáculo Geral Brasileiro com a Tradição Gramatical, o autor Marcos Bagno, consequentemente terá em sua obra de descrição gramatical, exemplos e explicações sobre o uso da língua portuguesa que seguem tanto a perspectiva da normatividade quanto da normalidade na língua. O estudo aqui apresentado é um recorte de uma dissertação que está em andamento, na qual estamos fazendo uma análise comparativa do uso dos pronomes demonstrativos este e esse nas gramáticas normativas e pedagógicas com vista a contribuições no ensino da língua materna. Autores como: Neves (2012, 2014), Bagno (2012), Bechara (2014), Antunes (2007, 2014) e os teóricos que tratam sobre normatividade e normalidade, serão o aporte teórico para essa discussão.

Biografia do Autor

Karla Giselly Melo de Maria Pereira, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco, mestranda Programa de pós-graduação em Letras mestrado e doutorado acadêmico em Letras: ensino de língua e literatura-campus de Araguaína-Universidade Federal do Tocantins

Referências

ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MARIANTE, Maria Alvina Pereira. A Ordem da Língua: um estudo sobre a gramática e o ensino da língua [manuscrito]. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática passada a limpo: conceitos, análise e parâmetros. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

NEVES, Maria Helena de Moura; GALVÃO, Vânia Cristina Casseb (orgs.). Gramáticas contemporâneas do português: com a palavras os autores BECHARA, Evanildo ...[et. al,.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Pereira, K. G. M. de M., & Pereira, K. G. M. de M. (2016). NORMATIVIDADE E NORMALIDADE: CONCEITOS PRESENTES NA GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DE MARCOS BAGNO. EntreLetras, 6(2), 170–178. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2744

Edição

Seção

Temas Livres