A POESIA PHODE TUDO

Autores

  • Orestes Branquinho Filho UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

cânones recentes, revolução cultural, conceito de pós-modernidade

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma breve apresentação do papel da poesia, cujo período de abrangência se situa a partir dos anos 50 até os dias de hoje. Traçamos, a princípio, um panorama da situação mundial dos movimentos de vanguarda do início do século passado, dos cânones recentes como Bandeira, Drummond, Cabral e a Poesia Concreta, a assimilação de seus ideais no contexto tanto da América Latina, Estados Unidos e Europa e, finalmente, sua fragmentada e inconclusa trajetória no norte do Brasil. Este trabalho percorre a revolução cultural dos anos 60, o conceito de pós-modernidade e o posicionamento de uma consciência crítica e participação no processo de mudanças de valores. Questionando a ausência de poetas contemporâneos nas escolas e universidades e a relação dessa ausência com as razões comerciais e políticas para edição de obras.

Palavras-Chave: cânones recentes; revolução cultural; conceito de pós-modernidade

 

Abstract: The objective of this work is to make a presentation the role of poetry, the period of coverage is located from the 50s to the present day. We draw, at first, in overview of the global situation of avant-garde movements of the early last century, recent canons as flag, Drummond, Cabral and Concrete Poetry, the assimilation of their ideals in context both in Latin America, The United States and Europe and, finally, its fragmented and inconclusive path in northern Brazil. This work covers the cultural revolution of the 60s, the concept of post-modernity and the positioning of a conscience criticism and participation in the process f changing values. Questioning the absence of contemporary poets in schools and universities and the relationship of this absence with comercial and political reasons for editing poetic works.

Keywords: recent canons; cultural revolution; concept of postmodernity

Biografia do Autor

Orestes Branquinho Filho, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Orestes Branquinho Filho é professor da Rede Estadual lotado no Colégio Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína – TO. Graduado em Letras pela UNITINS – TO. Autor de Poemas e Contos

Referências

Revista Sibila, Ano 16 - ISSN 1806-289X Sibila: editada por Alcir Pécora e Régis Bonvicino – marca registrada no INP.

Revista Coyote, - Nº 26 (Cód: 8249798) Pellegrini, Bernardo / Khlébnikov,Velimir / James, Garib –Iluminuras.

Revista Et Cetera - nº 06 Rev. Bras. Ciênc. Polít. - publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

Revista Inimigo Rumor - nº 08 Editor: Carlito Azevedo. Co-edição 7Letras/Cosacnaify.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e compreender, os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e escrever, estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.

HOME, Stewart. Assalto à cultura, utopia subversão guerrilha na (anti) arte do século XX. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 1999.

FAUSTINO, Mário. Poesia-Experiência. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 1977.

GUIMARÃES, Fernando. Simbolismo, Modernismo e Vanguardas. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1982 2º ed., Lello e Irmão – Editores.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Branquinho Filho, O. (2016). A POESIA PHODE TUDO. EntreLetras, 6(2), 109–119. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2735