ÁFRICA IMAGINADA PELOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Hélio Márcio Nunes Lacerda Instituto Federal do Tocantins - IFTO
  • Hélio Márcio Nunes Lacerda Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

lei 10.639/03, história e cultura afro-brasileira e africana, investigação

Resumo

Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins que investigou os sentidos da literatura Africana no relato de professores em formação inicial.  Esta investigação tem como ponto de partida a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino de todo o país. Para geração dos dados tomamos de empréstimo da História Oral a técnica de entrevista semi-estruturada com base nas seguintes questões: 1) “Quais são as cinco (5) palavras que lhe vem à cabeça quando se pensa em África?” 2) Quais são as cinco (5) palavras que lhe vem à mente quando se pensa em Europa?”.

Biografia do Autor

Hélio Márcio Nunes Lacerda, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Professor de Língua e Literatura do Instituto Federal do Tocantins, Câmpus Araguaína. Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins.

Referências

ACHARD, Pierre [et al]. Papel da memória. Tradução: José Horta Nunes. Editora Pontes. Campinas-SP, 1999

ALVES, Eva Esperança Gueterres. Uma litura do poema: “Encontrei minhas origens”, de Oliveira Silveira: possibilidades para o cumprimento da legislação. In: SILVEIRA, Regina da Costa da;. COSTA, Rosilene Silva da (orgs.). Literatura, História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas: redes de possibilidades para o cumprimento da legislação: lei 10.639/03. Porto Alegre/RS. Editora UniRetter, 2011.

BRASIL. Guia de Orientação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR). Pg. 7. Brasília, 2013.

______. Conselho Nacional de Educação: Parecer nº 003/2004. Disponível em:http://www.espacoacademico.com.br/040/40pc_diretriz.htm#_ftn3. Acesso em: 27/09/2015.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. 6ª edição. Editora Ática, São Paulo, 1998.

GARCIA, Elisa Frühauf. O projeto pombalino de imposição da língua portuguesa aos índios e a sua aplicação na América meridional. Revista Dossiê, Vol 12, Nº 23, a03. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a03.

OLIVA, Anderson Ribeiro. O espelho africano em pedaços: diálogos entre as representações da África no imaginário escolar e os livros didáticos de História, um estudo, de caso no Recôncavo Baiano. Revista do Centro de Artes, Humanidades e Letras. Vol. 1 (1), 2007. Página 1-18.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio. Campinas. Editora da Unicamp, 2007.

______. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Ed. Pontes, 1999.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Lacerda, H. M. N., & Lacerda, H. M. N. (2016). ÁFRICA IMAGINADA PELOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA. EntreLetras, 6(2), 38–48. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2728

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)