A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA A PARTIR DA IDADE MÉDIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMA DE TRANSCREVER OS CONTOS MARAVILHOSOS DA ORALIDADE PARA A ESCRITA

Autores

  • Núbia Régia de Almeida UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Andreia Nascimento Carmo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Valeria da Silva Medeiros Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Núbia Régia de Almeida Univers idade Federal do Tocantins
  • Andreia Nascimento Carmo Univers idade Federal do Tocantins
  • Valeria da Silva Medeiros Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

criança, sentimento da infância, contos maravilhosos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a concepção social da infância na Idade Média e o início da construção e valorização do sentimento em relação ao período da infância na idade contemporânea. Também será discutido o impacto que esse novo sentimento em relação à infância provocou nas transcrições dos contos infantis da oralidade para a escrita. Este estudo é de ordem bibliográfica. Para isso, adotou-se como aporte teórico estudos dos teóricos Philippe Ariès (2012), Michele Simonsen (1987), Luiz Mott (1991) e Laura de Mello e Souza (1991), entre outros. Verificou-se que, à medida que a concepção em relação aos sentimentos sociais da criança foi se alterando no decorrer dos tempos, também ocorreram transformações significativas no modo de apresentar os contos maravilhosos ao público infantil. Pode-se dizer que tais transformações se deram com o intuito de disseminar os valores da sociedade vigente em relação aos sentimentos da infância.

Biografia do Autor

Núbia Régia de Almeida, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Estado do Tocantins

Andreia Nascimento Carmo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Estado do Tocantins

Valeria da Silva Medeiros, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Letras. Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins UFT, Campus de Araguaína. Docente do Programa de Pós-Graduação: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins

Referências

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Almeida, N. R. de, Carmo, A. N., Medeiros, V. da S., Almeida, N. R. de, Carmo, A. N., & Medeiros, V. da S. (2016). A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA A PARTIR DA IDADE MÉDIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMA DE TRANSCREVER OS CONTOS MARAVILHOSOS DA ORALIDADE PARA A ESCRITA. EntreLetras, 6(2), 28–37. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2727

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