O ENSINO LITERÁRIO E LINGUÍSTICO SOB A PERSPECTIVA DO PIBID

Autores

  • Rubens Martins da Silva Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS/Secretaria de Educação Básica do Tocantins
  • Rubens Martins da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

PIBID, estudos literários, estudos linguísticos

Resumo

O presente texto aborda reflexões sobre as perspectivas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID aos alunos-mestres que o integram e o executam através de atividades pedagógicas no ensino literário e linguístico em escolas da educação básica. Olha-se essa investigação pela sustentação teórica nos contextos literário e linguístico. Pelo literário, apoiado em Magda Soares (1999); Tzvetan Todorov (2009); Antoine Compagnon (1999; 2009); Rildo Cosson (2007) e Ângela Kleiman (2014). Pelo linguístico, assentado nos discursos de Eni Orlandi (1999); e Carlos Faraco (2009) pelas questões dialógicas do Círculo de Bakhtin. A justificativa do estudo pautou-se na problematização de se saber quais as experiências pedagógicas que o PIBID oportuniza aos alunos-mestres durante os estudos de sua formação inicial e, quais saberes subsidiam a realização de atividades nos estudos literários e linguísticos. Diante do exposto, este artigo centraliza sua discussão na percepção de que os saberes literários e linguísticos adquiridos por meio do PIBID funcionam como ferramenta de suporte pedagógico aos alunos-mestres em sua formação inicial e, por conseguinte, à atuação no exercício da docência no ensino básico.

Biografia do Autor

Rubens Martins da Silva, Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS/Secretaria de Educação Básica do Tocantins

Doutorando pelo PPGL – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da UFT – Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína. Professor da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS e, também da Secretaria de Educação Básica do Tocantins, lotado no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes em Araguaína-TO

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Publicado

2016-10-04

Como Citar

Silva, R. M. da, & Silva, R. M. da. (2016). O ENSINO LITERÁRIO E LINGUÍSTICO SOB A PERSPECTIVA DO PIBID. EntreLetras, 6(2), 16–27. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2726