ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA

DOS PRINCÍPIOS À CARACTERIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p147-173

Palavras-chave:

Atividade epilinguística; Análise linguística; Ensino

Resumo

O trabalho busca compreender a constituição teórico-metodológica da atividade epilinguística, a considerar sua proposição na Linguística Geral, com Antoine Culioli, sua introdução, ramificação e reinterpretação de direção pedagógica na Linguística Aplicada do Brasil, com Franchi e Geraldi e seus desenvolvimentos expansivos dialógicos mais recentes. O objetivo central é sistematizar princípios e caracterizar aspectos teórico-metodológicos basilares, com vistas à produtividade da abordagem nas práticas de ensino de língua sob uma perspectiva discursiva.

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Professor da graduação  e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM).

Márcia Cristina Grego Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFPA).

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Mendes Polato, A. D., Menegassi, R. J., & Ohuschi, M. C. G. (2023). ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA: DOS PRINCÍPIOS À CARACTERIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. EntreLetras, 14(3), 147–173. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p147-173