ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA

(DES)CONTINUIDADES CONCEITUAIS DO EIXO ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p266-290

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Proposta Curricular do Estado da Paraíba, oralidade, transposição didática, objeto de ensino

Resumo

Este artigo tem como foco analisar as (des)continuidades conceituais das práticas de linguagem orais no ensino fundamental, entre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba – PCEP (PARAÍBA, 2018). Trata-se de uma pesquisa situada no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, ancorando-se teoricamente nas relações entre os estudos de currículo, de transposição didática e de oralidade. Os resultados apontam para continuidades teóricas entre os documentos, com o foco nas práticas orais aliadas às multissemioses e maior recorrência no campo jornalístico-midiático. Como descontinuidades, destaca-se a ausência do campo artístico-literário nas práticas orais para o 8º e 9º anos na BNCC e a presença na PCEP, que mobiliza todos os quatro campos.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araújo, UFCG

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). E-mail: denise.lino@professor.ufcg.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5426-340X.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

do Nascimento, A. N., & Araújo, D. L. de. (2023). ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA: (DES)CONTINUIDADES CONCEITUAIS DO EIXO ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 14(1), 266–290. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p266-290