A ORALIDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PERÍODO 2008-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p240-265

Palavras-chave:

oralidade, currículo, documentos curriculares de Pernambuco

Resumo

O presente artigo é fruto da pesquisa publicada na tese intitulada “A oralidade entre o prescrito e o possível: a modalidade oral no currículo e na prática de docentes de língua portuguesa do ensino médio da rede estadual de Pernambuco”, cujo principal objetivo foi investigar como os professores de língua portuguesa da rede estadual de Pernambuco (re)elaboram e vivenciam o currículo para o ensino de oralidade. Dentre todos os objetivos específicos elencados no estudo, figurava o de analisar as orientações para o trabalho com a oralidade presentes nos documentos curriculares oficiais de língua portuguesa no âmbito estadual. Para atingir esse objetivo específico, foi realizada uma análise dos documentos curriculares oficiais da rede estadual de ensino de Pernambuco, publicados entre os anos de 2008 e 2018. A análise documental aponta que os documentos curriculares oficiais da rede estadual de Pernambuco apresentam concepções de ensino de oralidade que privilegiam usos públicos mais formais da língua falada. No entanto, pecam no tratamento das especificidades do oral, pois não sugerem uma abordagem mais sistematizada de aspectos acústicos e cinésicos, o que pode indicar uma abordagem do oral ainda voltada para uma concepção de oral como norma.

Biografia do Autor

Flávia Barbosa de Santana Araújo, Prefeitura Municipal de Ipojuca

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2021); licenciada em Letras-Português/Espanhol pela mesma universidade (2008). Analista Educacional – Técnica de Ensino em Língua Portuguesa pela Prefeitura do Ipojuca/PE. E-mail: magga.profa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5590-8321.

Lívia Suassuna, UFPE

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004); licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Educação - Departamento de Ensino e Currículo e Programa de Pós-graduação em Educação). E-mail: livia.suassuna@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7422-2923. 

Referências

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Araújo, F. B. de S., & Suassuna, L. (2023). A ORALIDADE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PERÍODO 2008-2018. EntreLetras, 14(1), 240–265. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p240-265