ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE PERNAMBUCO E ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p213-239

Palavras-chave:

oralidade, dimensões do ensino da oralidade, currículo

Resumo

Discutimos as orientações para o ensino da linguagem oral no documento curricular da Rede Municipal de Recife, a partir de algumas dimensões desse ensino, mapeadas por pesquisadores vinculados ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE): variação linguística, relações entre fala e escrita, reflexões sobre práticas sociais do uso da oralidade e sobre gêneros orais e produção e compreensão de texto orais. Através da Análise Documental de Conteúdo (BARDIN, 1977), categorizamos as orientações didáticas relativas ao ensino da linguagem oral apresentadas pelo documento. As análises foram subsidiadas por concepções sociointeracionistas de currículo e ensino da Língua Portuguesa e “Linguagem oral” (MARCUSCHI, 2001; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; MOREIRA E CANDAU, 2007; LEAL, BRANDÃO E LIMA, 2012; etc.). Os dados demonstraram que o documento curricular de Recife apresenta habilidades referentes à todas as dimensões do ensino da “Linguagem oral”, exceto a variação linguística. As dimensões “Reflexões sobre práticas sociais de uso da oralidade e sobre gêneros orais” e “Produção e compreensão de textos orais” foram abordadas com maior frequência, apesar de algumas subdimensões importantes não serem tratadas. Concluímos que o documento demarca o espaço do eixo oral, apesar das lacunas apresentadas.

Biografia do Autor

Julia Teixeira Souza, Rede Municipal de Recife

Doutora em Educação, professora da Prefeitura do Recife. Email: julia_souzat@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0585-9696.

Telma Ferraz Leal , UFPE

Doutora em Psicologia. Docente da UFPE. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5474-1360.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Souza, J. T., & Leal, T. F. (2023). ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE PERNAMBUCO E ORALIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 14(1), 213–239. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p213-239