O QUESTIONÁRIO AUTOAVALIATIVO COMO INSTRUMENTO PARA REAVALIAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO APRESENTAÇÃO ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p168-190

Palavras-chave:

apresentação oral, questionário autoavaliativo, sequência didática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a metodologia e resultados da aplicação de um questionário autoavaliativo em contexto de ensino e de aprendizagem de apresentações orais. O questionário é usado como instrumento para reavaliar o ensino do gênero apresentação oral. Baseamo-nos no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; BRONCKART, 2012; BRONCKART; BULEA-BRONCKART, 2017) e na Clínica da Atividade (CLOT; FAÏTA, [2000] 2016) para a construção do questionário em uma tentativa de também acessar o “real da atividade” dos estudantes que fizeram as apresentações orais. A análise das respostas demonstrou que a escuta da apresentação do outro e a (re)elaboração de roteiro constituem importantes aspectos do trabalho com esse gênero.

Biografia do Autor

Lília Santos Abreu-Tardelli, UNESP

Doutora e Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto. lilia.abreu-tardelli@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7870-1710

Francisco Octávio Ferreira Cardoso, UNESP

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). francisco.octavio@unesp.br;  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1458-5324   

Jéssica Castellan, UNESP

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). jessica.castellan@unesp.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0110-2917

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Abreu-Tardelli, L. S. ., Cardoso, F. O. F., & Castellan, J. (2023). O QUESTIONÁRIO AUTOAVALIATIVO COMO INSTRUMENTO PARA REAVALIAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO APRESENTAÇÃO ORAL. EntreLetras, 14(1), 168–190. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p168-190