SUPERANDO OS OBSTÁCULOS NA COMUNICAÇÃO ORAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UM MINICURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p148-167

Palavras-chave:

exposição oral, obstáculos, minicurso, iniciação científica

Resumo

O presente trabalho buscou investigar de que forma uma intervenção realizada no âmbito de um minicurso sobre Comunicação Oral na Iniciação Científica pode contribuir para o desenvolvimento da expressão oral dos discentes. Tomamos como referencial teórico os estudos sobre o gênero exposição oral de Dolz et al (2004) e sobre o texto oral de Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Metodologicamente, a geração de dados foi feita mediante registros audiovisuais do minicurso, com o prévio consentimento dos participantes. A transcrição dos dados seguiu o modelo de transcrição multimodal das produções orais proposto por Dolz, Lima e Zani (2021). Os resultados apontam para a superação de alguns obstáculos em relação à produção do gênero exposição oral após as intervenções realizadas pela professora formadora no âmbito do minicurso.

Biografia do Autor

Gustavo Lima, UFPE

Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, Campus Agreste, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFAPE. E-mail: ghlima.prof@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2434-361X

Leidiane Raimundo Cordeiro , UFPE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. E-mail: leidianeraimundo21@gmail.com; ORCID https://orcid.org/0000-0002-9457-5678

Leila Britto de Amorim Lima , UFAPE

Professora Adjunta na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. E-mail: lbalima.prof@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6267-4970

Referências

BUENO, Luiza. Gêneros orais: elementos linguísticos e não-linguísticos. São Paulo. Anais do I SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo: USP, 2008.

DIONISIO, Angela. P. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina (orgs.). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 69-99. Vol.2.

DOLZ, Joaquim; ZANI, Juliana; LIMA, Gustavo. Representação teatral do gênero fábula: uma experiência de formação continuada no âmbito de um minicurso. In: MAGALHÃES, Tânia Guedes; BUENO, Luzia; COSTA-MACIEL, Débora Amorim. (org.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. São Paulo: Pontes Editores, 2021. p. 253-276.

DOLZ, Joaquim; LIMA, Gustavo, ZANI, Juliana B. Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura, v. 22, n. 52, p. 250-274, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n52-5956. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5956. Acessado em: 15 fev. 2023.

DOLZ, J. Seminário 2015 – Palestra Prof. Joaquim Dolz (1/3). 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K68WLhIcSrc&t=13s. Acesso em: 13 dez. 2017. Acesso em 29/09/2020.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane. Former à enseigner la production écrite. Lille: Presses universitaires du Septentrion, 2018.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; DE PIETRO, Jean-François; ZAHND, Gabrielle. A exposição oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. 3. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 183-211.

FELICIANO, Glenda Hilnara Meira; SILVA, Williany Miranda da. A oralidade formal: o seminário acadêmico e suas estratégias didático- discursivas. In: Carmen Verônica de A. R. Nóbrega [et al] (Orgs.) Educação linguística e literária: discursos, políticas e práticas. Campina Grande: UFCG, 2016, p. 35-54.

FISCHER, Adriana. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Sci. Lang. Cult. Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, 2008. Acesso 13 de novembro de 2022. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/2334

GALINDO, Cínthia Henrique. A exposição oral na apresentação do trabalho de conclusão do fundamental (TCF) : o slide como apoio à oralidade. 2018. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018.

MAGALHÃES, Tânia Guedes; CASTRO, Joaquim Junior da Silva; NEVES, Clara Lage de Lima. Revisão sobre oralidade no contexto acadêmico de formação docente: quais práticas e gêneros?. In: FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio; MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva (Orgs). Conhecimentos em cadeias dialógicas de enunciados: Linguagem, infâncias e educação nas produções de um grupo de pesquisa em Ciências Humanas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, p. 162-186.

MASSI, Luciana, QUEIROZ, Salete Linhares. A perspectiva brasileira da iniciação científica: desenvolvimento e abrangência dos programas nacionais e pesquisas acadêmicas sobre a temática. In: MASSI, Luciana, QUEIROZ, Salete Linhares. (orgs). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 37-64.

MEIRA, Glenda Hilnara Feliciano; SILVA, Williany Miranda da. Seminário acadêmico, mais que um gênero: um evento comunicativo. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, p. 1-14, 2013.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de; CAVALCANTE, Marianne Bezerra. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 75-93.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. A exposição oral no universo acadêmico. Anais do SILEL. Volume 2, Número 2. Uberlândia: EDUFU, p. 1-9, 2011.

ROSA, Ester Calland de Sousa e BESERRA, Normanda da Silva. Pesquisa Escolar, Projetos Didáticos e Gêneros Textuais: uma aproximação possível. In: LEAL, Telma Ferraz e SILVA, Alexsandro. (orgs.). Recursos didáticos e ensino de Língua Portuguesa: computadores, livros... e muito mais. Curitiba: Editora CRV, 2011. pp. 173-191.

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, v. 6, p. 24-48, 2013.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2014.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31.

ZANI, Juliana Bacan. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas. Tese (Doutorado em Educação) de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2018. 303 f.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Lima, G., Cordeiro, L. R., & Lima, L. B. de A. (2023). SUPERANDO OS OBSTÁCULOS NA COMUNICAÇÃO ORAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DE UM MINICURSO. EntreLetras, 14(1), 148–167. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p148-167