PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO

DO TEXTO AO CONTEXTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147

Palavras-chave:

oralidade, texto oral de opinião, contextos discursivos, fatores de adequação textual

Resumo

A escola segue uma longa tradição que atribui ao texto uma importância nuclear, um conceito que está presente também no tratamento didático da oralidade. Neste artigo pretende-se, no quadro da teoria de géneros do interacionismo sociodiscursivo, demonstrar que a consideração dos elementos do contexto comunicacional como dimensões ensináveis pode revelar-se de extrema importância para o aperfeiçoamento dos textos orais. Para o demonstrar, procederemos ao cotejo de textos de dois corpora, um produzido no âmbito das coordenadas da sala de aula, e outro recolhido no contexto de um concurso de oratória interescolas. A análise dos blocos textuais relativos à apresentação da posição pessoal e dos argumentos que a sustentam indica que a diversificação de objetivos comunicativos, dos papeis discursivos e dos eixos espaciotemporais poderá constituir um elemento relevante a considerar na didática da expressão oral.  

Biografia do Autor

Carla Marques, Universidade de Coimbra

Investigadora integrada do CELGA-ILTEC, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutora em Língua Portuguesa: investigação e ensino, na área da oralidade, pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação em didática da oralidade, com particular interesse em géneros associados à argumentação. E-mail: carlacunhamarques@uc.pt | ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1320-5684

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Marques, C. (2023). PRÁTICAS DE ORALIDADE NO ENSINO: DO TEXTO AO CONTEXTO. EntreLetras, 14(1), 132–147. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p132-147