ORALIDADE, ARGUMENTAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROJETO POLÊMICAS EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p111-131

Palavras-chave:

oralidade, tecnologias digitais, ensino médio

Resumo

O Polêmicas em Debate visa sanar a dificuldade de estudantes do Ensino Médio em argumentar a partir de situações relacionadas ao mundo do trabalho e exercício da cidadania. Neste trabalho, apresentamos resultados das edições realizadas nos anos de 2020 a 2022. Alicerçado no conceito de letramento (BARTON, 2007), o projeto é composto por seis etapas, após o qual espera-se que os discentes tenham incremento na capacidade argumentativa, compreensão social e desenvolvimento ético.  Os resultados demonstram que o projeto promove a integração dos alunos com os debates atuais e geram a melhoria da autopercepção como cidadãos detentores de voz e protagonismo.

Biografia do Autor

José Ribamar Lopes Barista Júnior [Ribas Ninja], UESPI

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, professor de ensino básico, técnico e tecnológico na Universidade Federal do Piauí, coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). E-mail: ribas@ribas.ninja. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4777-3305.

Gercivaldo Vale Peixoto, Rede Municipal de Rosário e Itapecuru (MA)

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Rosário/MA e Itapecuru/MA, colaborador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). E-mail: waldo.peixoto@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1298-5452 .

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. 2. ed. Ox-ford, Cambridge: Blackwell Publishers, 2007.

BATISTA JR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira de. Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JR, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. Ed. São Paulo: Cortez, 1994.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Batista Júnior, J. R. L., & Peixoto, G. V. (2023). ORALIDADE, ARGUMENTAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROJETO POLÊMICAS EM DEBATE. EntreLetras, 14(1), 111–131. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p111-131