ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DA ORALIDADE NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p77-91

Palavras-chave:

ensino de língua portuguesa, oralidade, slam escolar

Resumo

O problema da oralidade (e de outros sistemas semióticos, outras linguagens) na escola inscreve-se em um conjunto de pautas silenciadas ou deixadas historicamente em plano acessório no currículo e nas práticas escolares. Neste ensaio, proponho discutir sobre tal problema com o propósito de: a) qualificar o estatuto da oralidade nos processos de escolarização e no percurso histórico de formação do ensino de língua portuguesa, na escola brasileira; e b) discutir sobre os novos lugares da oralidade nos currículos e nas práticas escolares, considerando o fenômeno mais recente de inserção da poesia Slam – como prática comunicativa e produto cultural de natureza multimodal – entre os muros da escola.

Biografia do Autor

Sandoval Nonato, USP

Doutorado em Linguística, Estágio Pós-doutoral em Didática de Línguas, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e-mail: sandovalnonato@usp.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3976-584X

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Nonato, S. (2023). ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DA ORALIDADE NA ESCOLA . EntreLetras, 14(1), 77–91. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p77-91