ORALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

CONFIGURAÇÕES DO GÊNERO ORAL PROVA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p24-52

Palavras-chave:

gênero oral, gênero do métier docente, prova didática, formação do professor

Resumo

Neste trabalho, analisamos as configurações do gênero oral prova didática em contexto de concurso para a carreira de magistério. Buscamos fundamentos acerca da importância da formação de professores fortemente relacionada ao campo do trabalho, que envolve uma série de conhecimentos e práticas profissionais. Além disso, baseamo-nos no conceito de gênero textual, a partir de diferentes perspectivas teóricas, que abarcam questões pragmáticas, históricas e ideológicas na análise, o que nos permitiu descortinar tópicos ainda frágeis em editais de concurso para tal carreira. Neste estudo exploratório, lançamos mão de seis editais de concurso, além de experiências dos autores - no papel de candidatas/os e integrantes de bancas; com esses dados, caracterizamos os tópicos mais comuns desta prática de oralidade. Os dados foram organizados em oito itens, que revelam as configurações do gênero: o contexto de circulação, os interlocutores e papéis, outros gêneros envolvidos, a simulação, as formas típicas de interação, os recursos didáticos, o conteúdo e os aspectos não linguísticos desse típico gênero oral. O estudo permite melhor visualizar elementos fundamentais para atuação do professor-candidato, o que também fortalece o discurso em prol da aprendizagem dos gêneros do métier docente na sua profissionalização.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Silva, UFJF

Doutora em Educação (UFJF/MG) e graduada em Matemática e Física (UFJF/MG). Professora na graduação em Física e Pedagogia da UFJF. adrianaaparecida.silva@ufjf.br . https://orcid.org/0000-0003-0315-8279

Carolina Alves Fonseca, UFJF

Doutora em Linguística (UFJF/MG) e graduada em Letras (UFJF/MG). Professora da UFJF, atuando no Colégio de Aplicação João XXIII e no Mestrado Profissional em Letras. alvesfonsecacarolina@gmail.com.   https://orcid.org/0000-0002-3286-2831.

Daniela Silva Vieira, UFJF

Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ/RJ) e graduada em Letras (UFJF/MG). Professora da UFJF (MG), atuando no ProfLetras e na graduação em Letras. daniela.vieira40@ufjf.br. https://orcid.org/0000-0001-8164-1384

Dedilene Alves de Jesus Oliveira, UEMG

Doutora em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas/UFRJ) e graduada em Letras (USS/RJ), Professora no Departamento de Fundamentos e Metodologias da Educação (UEMG), dedilene.alves@uemg.br, https://orcid.org/0000-0002-0380-3146

Elaine Cristina Forte-Ferreira, UFERSA

Doutora em Linguística (UFC/CE) e graduada em Letras (UFC/CE). Professora dos cursos de Letras da UFERSA/RN. elaine.forte@ufersa.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5230

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras (UFJF), Mestrado em Letras - Linguística (UFJF) e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos (UFF). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha "Linguagens, culturas e saberes". É líder do Grupo de pesquisa "Linguagem, Ensino e Práticas sociais", vinculado ao Núcleo FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, da Faculdade de Educação da UFJF. É colaboradora do Grupo Linguagem e Educação (UEL). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores.

Vicente Lima-Neto, UFERSA

Doutor em Linguística (UFC/CE) e graduado em Letras (UFC/CE). Professor dos cursos de Letras da UFERSA/RN. vicente.neto@ufersa.edu.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5068-666X 

 

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Silva, A. A., Fonseca, C. A., Vieira, D. S., Oliveira, D. A. de J., Forte-Ferreira, E. C., Magalhães, T. G., & Lima-Neto, V. (2023). ORALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONFIGURAÇÕES DO GÊNERO ORAL PROVA DIDÁTICA . EntreLetras, 14(1), 24–52. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p24-52

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