A VIDEOAULA E A COMPREENSÃO ATIVA DO ALUNO: O PROJETO E O DIÁRIO DE ESCUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p53-76

Palavras-chave:

gêneros orais, videoaula, compreensão oral, projeto de escuta, diário de escuta

Resumo

Este artigo objetiva apresentar como o aluno se posiciona frente ao gênero oral e, portanto, multissemiótico, videoaula, além de discutir uma proposta de trabalho de compreensão oral como parte das atividades formativas do aluno por meio do emprego do diário de escuta. O referencial teórico está centrado nas propostas didáticas do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no projeto de escuta e nos diários de leitura. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas análises de videoaulas, questionários para alunos do 1º ao 7º semestre de um curso de Pedagogia na modalidade EaD e, também, proposto um caminho possível para que se realize um projeto de escuta.

Biografia do Autor

Luzia Bueno, Universidade Federal São Francisco

Professora do Programa da Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mestre pelo Instituto dos Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP). luzia.bueno@usf.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1397-1482   

Ana Elisa Jacob , Rede Municipal de Valinhos

Professora da Rede Municipal de Valinhos/SP. Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. ana.elisa.jacob@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5972-452X 

Gabriel Aparecido Bragiatto , Universidade Federal São Francisco

Mestrando do Programa da Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco. E-mail: gabrielbragiatto@gmail.com;  ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9610-778X

Juliana Bacan Zani , Universidade São Francisco

Professora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. Mestre e doutora em Educação pela Universidade São Francisco. E-mail: zani.julianabacan@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1662-2122

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Bueno, L. ., Jacob, A. E., Bragiatto , G. A., & Zani, J. B. (2023). A VIDEOAULA E A COMPREENSÃO ATIVA DO ALUNO: O PROJETO E O DIÁRIO DE ESCUTA. EntreLetras, 14(1), 53–76. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p53-76

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