PANORAMA DOS GÊNEROS DO DISCURSO CONSTITUTIVOS DO MÉTIER DOCENTE E PROPOSTA DE DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p6-23

Palavras-chave:

métier docente, gêneros do discurso profissional, oralidade, valorização do trabalho docente

Resumo

Este artigo finaliza uma série de quatro estudos de natureza exploratória, realizados com o intento de inventariar os gêneros do discurso que constituem o métier docente. Neste texto, coloca-se como objetivos fazer uma apresentação panorâmica dos gêneros do discurso profissional docente, reunir alguns conceitos e categorias essenciais para a organização e a análise do corpus de trabalho, alguns dos quais construídos na trajetória deste estudo, bem como avançar para um conjunto de gêneros orais mobilizados para o trabalho do professor, com foco em um processo de ensino e aprendizagem contextualizado. A pesquisa encontra fundamentos nos estudos socioculturais e dialógicos, liderados por Bakhtin (2003), e em estudos que associam linguagem e trabalho, tais como os de Clot (2010) e Bathia (1994). As centenas de gêneros levantados neste estudo e as adaptações demandadas por distintas realidades contextuais apontam para um trabalho de complexidade e volume desconhecidos pelos próprios profissionais, o que contribui para a desvalorização da profissão. O estudo também traz uma possibilidade de exercício de ensino e aprendizagem de gêneros profissionais orais, como um caminho para apropriação de modos de dizer essenciais ao métier docente e à sua valorização. 

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, UFOP

Doutora em Letras: Língua Portuguesa e Linguística; professora do DELET-UFOP. 

Viviane Raposo Pimenta, UFOP

Doutora em Letras: Língua Portuguesa e Linguística; professora do DELET-UFOP; e-mail: viviane.pimenta@ufop.edu.br; https://orcid.org/0000-0003-0613-1901.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Brasileiro, A. M. M., & Pimenta, V. R. (2023). PANORAMA DOS GÊNEROS DO DISCURSO CONSTITUTIVOS DO MÉTIER DOCENTE E PROPOSTA DE DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO ORAL. EntreLetras, 14(1), 6–23. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n1p6-23