CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO

Autores

  • Cristóvão Augusto Lima Silva UFGD
  • Adair Vieira Gonçalves UFGD

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p174-195

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo; Sequência Didática; Capacidades de linguagem

Resumo

 Fundamentados no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2003), neste artigo objetivamos analisar as capacidades de linguagem (capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas) de uma Sequência Didática do gênero resumo acadêmico que circula nacionalmente. Para tal, utilizamos da metodologia da pesquisa-documental. Este tipo de pesquisa atenta-se para fontes primárias, “[...] a partir dos quais se tem uma relação direta com os fatos a serem analisados, ou seja, é o pesquisador (a) que analisa” (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009, p. 6.). Como resultados, temos que as capacidades de linguagem supracitadas são categorias imprescindíveis para a elaboração e análise de materiais didáticos

Biografia do Autor

Cristóvão Augusto Lima Silva, UFGD

Mestre em Linguística e Transculturalidade.  Email: cristovaoaugusto.26@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9983-3348.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Augusto Lima Silva, C., & Vieira Gonçalves, A. (2023). CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO. EntreLetras, 14(3), 174–195. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p174-195

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