REGULARIDADES DISCURSIVAS NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores

  • Maria de Jesus Melo Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7212-0621

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p218-234

Palavras-chave:

Regularidades discursivas, gêneros textuais, Sequências didáticas

Resumo

Este texto tem como escopo refletir acerca do ensino, em Língua Portuguesa, no que tange ao ensino de gêneros, que visa a ser definido ou categorizado por meio do uso de sequência didática (SD), embora os estudos bakhtinianos considerem que aos gêneros não devem ser agregadas características fixas, mas que eles comportam contínuas transformações, são maleáveis e plásticos. No entanto, à medida que são pautados, dirigidos, por SD, os gêneros adquirem características estáticas, padronizadas, de texto igual para todos. Para fundamentar a pesquisa, descrever, analisar e interpretar os dados recorre-se a Foucault (1995; 2013; 2014a; 2014b, 2017; a Bakhtin (2010) para se entender a importância da não categorização dos gêneros; e a Geraldi (1984; 1992; 2010, 2018) e Larrosa (2017; 2002) no que diz respeito à importância da experiência da escrita no contexto escolar. O corpus é composto de excertos de 26 dissertações do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) visando-se analisar o uso de SD como procedimento metodológico que visa à categorizar o ensino de gêneros, levando-se em consideração os autores Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), que compõem o Grupo de Genebra, conhecidos por montarem estratégias didatizadoras. Os resultados revelam que o sujeito professor em formação é levado a utilizar os gêneros como objetos mediadores do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a ênfase no ensino está pautada pelos gêneros, como única forma de ensinar a ler e escrever.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Melo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Brasil. ORCID: http://orcid.gov/0000-0002-7668-2605.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Vice-Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Coordenadora dos Mestrados Profissionais da CAPES área Linguística e Literatura, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

Lima, M. de J. M., & Campos, S. F. (2023). REGULARIDADES DISCURSIVAS NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. EntreLetras, 13(3), 218–234. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p218-234

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