IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO

O QUE NOS CONTAM MESTRANDOS(AS) DO PROFLETRAS

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Naiane Vieira dos Reis Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE https://orcid.org/0000-0003-1117-3655

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p265-279

Palavras-chave:

PROFLETRAS, modalização, acontecimento, paixões, pandemia

Resumo

Neste artigo, analisamos os relatos de professores matriculados no Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) a respeito de suas experiências de pesquisa e docência no contexto da pandemia de Covid-19, especialmente em momento de incerteza quanto aos rumos da educação e da pesquisa, no ano de 2020. Para tanto, mobilizamos categorias da semiótica discursiva, observando no discurso dos mestrandos as paixões malevolentes e benevolentes em torno do acontecimento pandêmico. O discurso de impotência e frustração marca o relato de professores-pesquisadores em um momento de intensa precarização das condições de trabalho na educação.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT). Líder do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. Bolsista CNPq PQ2. E-mail: luiza.to@uft.edu.br.

Naiane Vieira dos Reis Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Crateús. Membro do GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. E-mail: naianevieira@uft.edu.br.

Referências

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

Oliveira da Silva, L. H., & Vieira dos Reis Silva, N. . (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: O QUE NOS CONTAM MESTRANDOS(AS) DO PROFLETRAS. EntreLetras, 13(3), 264–279. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p265-279

Edição

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