“CANÇÕES QUE LUTAM”

A POESIA DE RESISTÊNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO-ARTÍSTICO-LITERÁRIO NO MST NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA LUTA CAMPONESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p123-138

Palavras-chave:

Literatura e Resistência, Canções Camponesas, PPP, Escola Carlos Marighella

Resumo

As músicas como integrante do campo literário vêm desempenhando papéis fundamentais nos contextos sociais ao longo da nossa história e, evidentemente durante o período da ditadura militar, consolidada em 64, construiu uma grande força das massas populares dando voz ao que foram censurados. Apoiando-se às fundamentações no contexto de luta e resistência no campo literário, hoje ela torna mais necessária em vários meios sociais, no caso deste trabalho no ambiente escolar. Essa evidencia é notória quando tomamos como base o PPP da escola Carlos Marighella. Nesse caso específico, é importante destacar e analisar as músicas nesse contexto partindo do pressuposto que esta escola está em uma área de Reforma Agrária do MST, as músicas trazem um peso muito forte da pedagogia que rege o movimento no campo político, ideológico e cultural, isso entrelaçados no campo literário e na construção da identidade e resistência camponesa. Neste contexto, a produção artístico-literária no âmbito pedagógico que teremos como foco de análise, destacamos “Canções que lutam” uma cartilha de canções que buscamos analisar a partir de fragmentos de algumas músicas evidencias de resistência a partir das concepções de Bosi (2002) de olhar as canções como forma de se contrapor a outras forças de opressão e violência que acontecem com os sujeitos do campo, tudo entrelaçado ao que a escola tem como proposta materializada em seu PPP.

Biografia do Autor

Iarles dos Santos Macedo, Unifesspa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras – POSLET, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa. Membro do Grupo de Pesquisa LAERTE (Laboratório de Estudos de Resistência e Teoria do Testemunho). Endereço eletrônico: iarlessantosm@gmail.com

Abilio Pacheco de Souza, UNIFESSPA

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP, estágio sanduíche na Universidade Livre de Berlin). É líder do grupo de Pesquisa LAERTE (Laboratório de Estudos de Resistência e Teoria do Testemunho). É professor na Faculdade de Estudos da Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET), da Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (UNIFESSPA). Endereço eletrônico: professor@abiliopacheco.com.br

Referências

ARAUJO, Caroline Leite. O papel da música no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. In: RIBEIRO, Nilza Brito (org). Educação do Campo: pela democratização das letras. Belém: GTR – Gráfica Editora, 2011.

BARBOSA, Alexandro de Oliveira. Entre poemas e canções: prática de leitura para a formação do leitor literário no Ensino Médio, s/d/d. 2019.

BARROS, Jessiana de Oliveira. As canções no livro didático de língua portuguesa: perspectivas de letramento literário. Araguaína, TO, 2020. 108 f.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20campo%20tem,al%C3%A9m%20dela%20enquanto%20projeto%20educativo> . Acesso em: 10/01/2023

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do Campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil. 3. Ed. São Paulo: Editora Paulus, 2009.

Coletivo Nacional de Cultura do MST. Canções que lutam. São Paulo, 2019.

COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 9-36, jul./dez. 2003.

GARCIA, Angélica Gonçalves. Projeto político pedagógico na escola pública: estratégia e cultura organizacional / Angélica Gonçalves Garcia. -- São Paulo, 2015. 119 p.

MOSCAL, Janaina dos Santos SENTIMENTOS DA LUTA: Música e mística no movimento dos trabalhadores rurais sem-terra / Janaina dos Santos Moscal; orientador, Rafael José de Menezes Bastos, 2017. 283 p.

PACHECO, Abílio. O Ensino de Literatura e a BNCC do Ensino Fundamental. In: BRITO, Áustria Rodrigues; SILVA, Luíza Helena Oliveira da; SOARES, Eliane Pereira Machado. Divulgando Conhecimentos de linguagem: pesquisas em língua e literatura no ensino fundamental. Rio Branco: Nepan Editora, 2017. p. 15-32.

PAIXÃO, L. A da; VIEIRA, F. dos S. O MOVIMENTO DA MÚSICA DE PROTESTO NO BRASIL (1961-1968). VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 21 a 25 de outubro de 2013. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CH/HISTORIA/omovimentodamusica.pdf>.Acesso em: 06/01/2023

POSSAS, Hiran de Moura. Mística: Literatura em entrelaces. In: XIV Congresso Internacional de Literatura Comparada, realizado em 27 a 29 de julho de 2015, na Universidade Federal do Pará, Belém – Pará.

PPP. Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Carlos Marighella. Pré-Assentamento 26 de Março - Marabá, 2018.

SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira; CORSI, Joice Camila. O enunciado à primeira vista: as (im)possibilidades de uma leitura da superfície dos discursos. Revista Moara/ Estudos Linguísticos Edição 57, Vol. 2/jan -jul 2021

SOUZA, Rosangela; PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro. A música como instrumento de resistência contra a repressão da ditadura no período em torno de 1968 a 1979: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2013.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

dos Santos Macedo, I., & Pacheco de Souza, A. (2023). “CANÇÕES QUE LUTAM”: A POESIA DE RESISTÊNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO-ARTÍSTICO-LITERÁRIO NO MST NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA LUTA CAMPONESA. EntreLetras, 13(3), 123–138. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p123-138

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)