CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA NA BNCC: DO DOCUMENTO AO DISCURSO DA PROFESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p235-264

Palavras-chave:

movimento argumentativo; orientações curriculares; formação de professores.

Resumo

Este trabalho compreende reflexões sobre as novas orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Numa abordagem qualitativa e com o embasamento teórico da semiótica discursiva, realiza considerações sobre o movimento argumentativo do enunciador-destinador do texto da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e a inserção da semiótica nas práticas de linguagem. Em seguida, investiga como as novas orientações podem ser entendidas pelos professores da educação básica, sobretudo no que se refere à presença da semiótica, a partir da análise da entrevista com uma professora da rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Miqueletti, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Letras - área de concentração Estudos Linguísticos - pela UFMS / Campus de Três Lagoas. Graduação em Letras pela UFMS/ Campus de Dourados. Tem experiência profissional como professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Destaca-se, ainda, o trabalho em escolas indígenas e no Centro de Formação de professores indígenas do Mato Grosso do Sul/ Curso em Nível Médio de formação de professores Guarani e Kaiowá "Ára Verá". É professora da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Comunicação, Artes e Letras ( UFGD/FACALE). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores" (GEPPEF/ UEMS-UFGD). É associada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE. Entre as áreas/temáticas de atuação estão: semiótica discursiva, a análise semiótica dos discursos da mídia e da escola sobre os indígenas, o estágio supervisionado, formação docente e o ensino de Língua Portuguesa. Em estágio pós-doutoral na UFNT. 

Larissa Nugoli Zago, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FALE da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Graduada em Letras. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FALE da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. E-mail: larissanugoliz@gmail.com. ORCID: 0000-0002-6842-4673.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

Miqueletti, E. A., & Nugoli Zago, L. (2023). CONSIDERAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA NA BNCC: DO DOCUMENTO AO DISCURSO DA PROFESSORA. EntreLetras, 13(3), 235–264. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p235-264

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