FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM E USO LINGUÍSTICO

DIÁLOGOS EM PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1pI-IX

Biografia do Autor

Magda Bahia Schlee, UERJ

Doutora em Letras-Língua Portuguesa pela UERJ. Mestre em Letras Vernáculas pela UFRJ. Professora Associada de Língua Portuguesa e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Língua da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens – CNPq), coordenadora adjunta do GESD – Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (UERJ) e coordenadora do Projeto LabGraDis – Laboratório de Gramática e Discurso (Edital FAPERJ nº 38/2021).

Vilma Nunes da Silva Fonseca, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduada em Letras - Licenciatura Plena Português/Inglês (1999), Especialização em Literatura Luso-Brasileira (2002) e Mestrado em Estudos da Linguagem (2005) com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Norte doTocantins. Docente da Licenciatura em Letras/UFNT, Câmpus Universitário de Araguaína,  e membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem, Educação e Sustentabilidade" - LES (UFT/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, formação de professores e investigações linguísticas e literárias. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da representação discursiva do professor da Educação Básica, utilizando a abordagem teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional.

Vania Lúcia Rodrigues Dutra, UERJ

Doutora em Letras-Língua Portuguesa pela UERJ. Mestre em Letras-Língua Portuguesa pela UFF. Professora Titular (aposentada) do Colégio Universitário da UFF – Coluni-UFF. Professora Associada de Língua Portuguesa e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Língua da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens – SAL (CNPq), coordenadora adjunta do GESD – Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (UERJ) e coordenadora do Projeto LabGraDis – Laboratório de Gramática e Discurso (Edital FAPERJ nº 38/2021). 

Referências

BUTLER, C. S. Structure and function: a guide to three major structural-functional theories. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2003.

ESTUPIÑÁN, M. C.; DAGUA, C. M. Los mecanismos de la valoración en la construcción del discurso en el aula universitária. Bogotá: Colombia. Revista Colombiana de Educación, n. 66, 2014.

GOUVEIA, C. A. M. Texto e Gramática: uma introdução à linguística sistêmico-funcional. Matraga, Rio de Janeiro, v. 16, n. 24, jan./jun. 2009. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/27795> Acesso em: 16 out 2022.

HALLIDAY, M. A. K. Estrutura e função da linguagem. In: LYONS, J. Novos horizontes em linguística. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 134 – 160.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2 ed. London: Edward Arnold, 1994.

KRESS, G. R.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London and New York: Routledge, 2006.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Bloomsbury, 2013.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005.

NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

NEVES, M. H. M. Gramática funcional: interação, discurso e texto. São Paulo: Contexto, 2018.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

VIAN JR, O.; LIMA-LOPES, R. E. A perspectiva teleológica de Martin para a análise dos gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Schlee, M. B., Fonseca, V. N. da S., & Dutra, V. L. R. (2022). FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM E USO LINGUÍSTICO: DIÁLOGOS EM PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL. EntreLetras, 13(1), I - IX. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1pI-IX