O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Autores

  • Andrea Larisse Castro Moura Faculdades Integradas Ipiranga
  • Raimundo Araujo Tocantins Faculdades Integradas Ipiranga

Palavras-chave:

Gênero Textual, Leitura, Pensamento Crítico

Resumo

A escola representa muitas vezes a única oportunidade do jovem leitor estar em contato com o livro. É necessário propiciar de forma diversificada e interativa, um jeito de trazê-los ao mundo da leitura, contribuindo na sua forma de pensar, agir dentro de sua realidade. O estudo tem por objetivo analisar como se desenvolve a prática da leitura e escrita dos alunos por meio do desenvolvimento do seu pensamento crítico para a criação de textos, a partir do trabalho embasado em uma proposta didática e interativa. Na Metodologia optou-se por uma pesquisa do Tipo Bibliográfica, numa abordagem básica e qualitativa e de embasamento fundamentado em referências de autores principalmente como Faria Costa, Mikhail Bakhtin dentre outros, utilizando a concretização do ato através da leitura, discussão e escrita de textos. Os Resultados apontam que o jornal na escola possibilitará a realização de atos comunicativos, viabilizando esse aluno o contato direto com os diversos gêneros, incorporando a relação produtor – leitor de textos. Neste sentido infere-se que o trabalho com o jornal em sala de aula na prática, propiciará aos alunos um rico conhecimento cultural e social, tornando a prática da leitura e escrita uma atividade prazerosa e significativa.

Biografia do Autor

Raimundo Araujo Tocantins, Faculdades Integradas Ipiranga

Orientador; Mestre; Docente das Faculdades Integradas Ipiranga

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Moura, A. L. C., & Tocantins, R. A. (2016). O JORNAL ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO. EntreLetras, 6(1), 98–118. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1499