O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO

Autores

  • Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor IFG

Palavras-chave:

Leitura, formação de leitores, práticas de ensino

Resumo

A leitura literária é uma das competências mais importantes a serem desenvolvidas no estudante durante a educação básica. O desafio do professor nesse contexto é amplo, pois a formação do leitor, como se sabe, não é um processo simples, principalmente em razão do fato de ser uma atividade interativa e heterogênea que envolve habilidades e competências complexas dos sujeitos: interpretação, discernimento, conhecimento de mundo etc. Desse modo, este artigo tem o objetivo de discutir a relação das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) com o ensino de literatura na educação básica a partir da noção de aula como acontecimento (GERALDI, 2004). Por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica (GIL, 2010) pôde-se constatar que a visão do documento oficial supracitado acerca do ensino de literatura coaduna com a noção de aula como acontecimento, ou seja, que as práticas de ensino de leitura literária devem favorecer o novo, a alteridade e, principalmente, a participação dos alunos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique do Espirito Santo Nestor, IFG

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás - IFG. Graduado (Licenciatura em Português) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Estudos Linguísticos por essa mesma instituição. Pós-graduando (lato sensu) em Letramento Informacional pela UFG. No campo da pesquisa, dedica-se, principalmente, às seguintes áreas: leitura, produção de textos e análise linguística.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Nestor, P. H. do E. S. (2016). O EIXO DA LEITURA NAS OCEM: A AULA DE LITERATURA COMO ACONTECIMENTO. EntreLetras, 6(1), 64–74. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1489