A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO

Autores

  • Damiana Maria Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

clássicos, leitura, literatura, ensino e língua portuguesa

Resumo

A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto. As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando a formação de um leitor autônomo. Para tanto, tomamos como ponto de partida os PCN, as LDB, os OCEM e o livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo, de Ana Maria Machado, entre outros, que tratam da relevância da leitura literária para formação de um cidadão como um todo. A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos. Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo. 

Biografia do Autor

Damiana Maria Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutoranda em Língua Portuguesa (2013), Mestrado em Literatura Brasileira (2005), Especialização em Literatura Brasileira (2002), Graduação e Licenciatura Plena em Português/Italiano/Literaturas (2002), ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Seminário prova Rio 2012 - Língua Portuguesa - Fundação Universidade de Brasília; Gênero e Diversidade na Escola - GDE (2010) - CLAN/IMS/UERJ VÍNCULO INSTITUCIONAL: Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Escola Municipal Pereira Passos - Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, desde 2009; Professora substituta Auxiliar de Didática em Língua Portuguesa e Literatura, CAP-Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ, em 2006. PRÊMIOS: Professora orientadora, categoria; crônica, finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, em 2010 - Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, entre outros. PUBLICAÇÕES: Livro: Reescritura, uma leitura de Lúcia, de Gustavo Bernardo. Paraná: Appris, 2012; TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS: XVI CONCRESSO NACIONAO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA - CIFEFIL: Reescritura: Professor Policarpo, amor em microcontos - 2012; X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 2006: Ficção contemporânea e tradição literária; ENTREVISTAS, MESAS REDONDAS, PROGRAMAS E COMENTÁRIOS NA MÍDIA: Professora convidada para fazer parte da mesa redonda com a Profª Drª Maria Teresa Tedesco. Tema: Ensino de Língua Portuguesa - Formação Continuada. Vídeo destinado aos professores do Município do Rio de Janeiro - 2011

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Carvalho, D. M. (2016). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA PARA O ENSINO. EntreLetras, 6(1), 6–21. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484