ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: UMA ESPECIFICIDADE PARA A LITERATURA

Autores

  • Joana d'Arc Batista Herkenhoff Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adriana Lemos Falqueto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ensino de literatura, OCNEM, Currículo, Ensino Médio

Resumo

Por meio de análise bibliográfico-documental, este artigo intenta investigar as propostas para o ensino de literatura para o ensino médio contidas no primeiro volume das Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCNEM), PCNEM (1999) e dos PCN+ (2004). Avalia-se que, embora as diretrizes governamentais tenham avançado em relação ao destaque para o ensino da leitura literária, é preciso que os profissionais de educação preencham as lacunas de tais documentos com reflexões sobre este objeto de ensino.

Biografia do Autor

Joana d'Arc Batista Herkenhoff, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Secretaria Municipal de Educação, Serra (ES). Integrante dos Grupos de Pesquisas Literatura e Educação. (UFES). E-mail: joanadbh@terra.com.br.

Adriana Lemos Falqueto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Letras-Inglês (UFES, 2012), Mestre (2015) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES. Professora da Secretaria de Estado da Educação (ES) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Integrante dos Grupos de Pesquisas Literatura e Educação e Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos da UFES.

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Letras Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação (UFES), Professora dos cursos de Pedagogia e Letras - Faculdade Saberes, Vitória, ES.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Herkenhoff, J. d’Arc B., Falqueto, A. L., & Silva, A. B. da. (2016). ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO: UMA ESPECIFICIDADE PARA A LITERATURA. EntreLetras, 6(1), 75–85. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1483