SIGNIFICADOS TEXTUAIS EM NOTÍCIA E EDITORIAL SOBRE O INCÊNDIO NO NINHO DO URUBU

UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p111-131

Palavras-chave:

linguística sistêmico-funcional, metafunção textual, notícia, editorial

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da estrutura gramatical Tema nos gêneros notícia e editorial de jornal, seguindo a orientação da Linguística Sistêmico-Funcional, no âmbito da metafunção textual. Sob essa perspectiva, são examinados os tipos de Tema em uma notícia e um editorial do jornal O Globo sobre a tragédia no alojamento do Flamengo, ocorrida em 2019. A partir da apreciação das estruturas temáticas nesses textos, pretende-se demonstrar que, contrastivamente, ocorrem mais Temas Simples no primeiro, enquanto, no segundo, contabilizam-se mais casos de Temas Múltiplos, comprovando que os propósitos comunicativos dos diferentes gêneros exercem influência decisiva na realização temática dos textos.

Biografia do Autor

Magda Bahia Schlee, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Magda Bahia Schlee é graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Língua Portuguesa / Linguística, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, sintaxe, produção textual, ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. É professora nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UERJ. É coordenadora adjunta do GESD - Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso. É membro dos Grupo de Pesquisa CNPq "Sistêmica, Ambientes e Linguagens ? SAL e SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto). Integra ainda o grupo de trabalho de Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL. É vice-coordenadora do projeto LabGraDis (Laboratório de Gramática e Discurso) contemplado no EDITAL FAPERJ Nº 38/2021. Coordenou uma edição do Projeto PIBID-Uerj na área de Língua Portuguesa. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3654-5849

Bruna Maria Vasconcelos Trindade Bispo, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestranda em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Língua Portuguesa e graduação/licenciatura em Letras - Português/ Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Brant Horta (CEBH). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/ Língua Portuguesa do Instituto Benjamin Constant (IBC). No IBC, está lotada no Departamento Técnico Especializado (DTE) e exerce função de professora-adaptadora no setor de Adaptação da Divisão de Imprensa Braille (DIB). É membro do Grupo de Pesquisa e Ensino em Adaptação (GEPA). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas na área da Linguística Sistêmico-Funcional, com ênfase nos seguintes temas: descrição e ensino de Língua Portuguesa, gramática funcional. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9065-1760

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Schlee, M. B., & Bispo, B. M. V. T. (2022). SIGNIFICADOS TEXTUAIS EM NOTÍCIA E EDITORIAL SOBRE O INCÊNDIO NO NINHO DO URUBU: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL. EntreLetras, 13(1), 111–131. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p111-131