ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DO CONTEXTO DE SITUAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE UM PONTO DE VISTA EM ARTIGOS DE OPINIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p438-462

Palavras-chave:

LSF; Contexto de situação; Variáveis contextuais; Pedagogia de gêneros da Escola de Sydney; Desconstrução e leitura detalhada; Leitura e escrita do artigo de opinião.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo descrever e analisar como a desconstrução e a leitura detalhada, duas fases do programa Ler para Aprender (ROSE; MARTIN, 2012), propiciaram a análise das variáveis do contexto de situação e de que forma colaborou para a exposição de pontos de vista em artigos de opinião produzidos por uma turma da 2° série do Ensino Médio. A investigação em questão foi conduzida à luz dos princípios da pesquisa-ação, ocorrida no contexto do Programa de Residência Pedagógica / Núcleo de Língua Portuguesa, e está ancorada no arcabouço teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday, concentrando o interesse mais especificamente na Pedagogia de gêneros da Escola de Sydney. Para o desenvolvimento da pesquisa foram analisadas as produções textuais dos alunos (dois exemplares de um universo de dezoito textos) e as respostas a uma atividade de interpretação elaborada com vistas à exploração das variáveis do contexto de situação. A análise evidenciou que as etapas de desconstrução e de leitura detalhada propiciaram a compreensão das variáveis contextuais (campo, relação e modo). Tal compreensão foi determinante para que a produção textual ocorresse na fase de escrita autônoma, vindo a impactar diretamente nas escolhas léxico-gramaticais e semântico-discursivas dos alunos nos textos analisados.

Biografia do Autor

Adonelson Nascimento Damascena, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da rede pública estadual. 

Vilma Nunes da Silva Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Cursou graduação em Letras - Licenciatura Plena Português/Inglês (UFRN), especialização em Literatura Luso-Brasileira (UFRN), mestrado em Estudos da Linguagem (UFRN) com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Docente da Licenciatura em Letras/UFT, Câmpus Universitário de Araguaína - Tocantins e membro do Grupo de Estudos do Sentido - GESTO (UFT/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, formação de professores e investigações linguísticas e literárias. Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da representação discursiva do professor da Educação Básica, utilizando a abordagem teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional. 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Damascena, A. N., & Fonseca, V. N. da S. (2022). ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DO CONTEXTO DE SITUAÇÃO PARA EXPOSIÇÃO DE UM PONTO DE VISTA EM ARTIGOS DE OPINIÃO. EntreLetras, 13(1), 438–462. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p438-462

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