LÍNGUA INGLESA EM UM SYLLABUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EMI E NO DISCURSO DOCENTE

UMA COMPARAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p132-157

Palavras-chave:

representação; leitor-no-texto; inglês como meio de instrução; gramática sistêmico-funcional

Resumo

Objetivamos identificar como a língua inglesa e o docente são representados em uma entrevista com professor adepto ao Inglês como Meio de Instrução (EMI) e um programa de curso de formação docente para EMI, além de identificar como o programa projeta o docente como leitor-no-texto pela sobreposição de aspectos ideacionais e interpessoais. Os termos de interesse foram identificados manualmente e classificados de acordo com o sistema TRANSITIVIDADE (FUZER; CABRAL, 2010; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) da Gramática Sistêmico-Funcional. Observamos que o professor reflete sobre o emprego da língua em sua aula para justificar-se, enquanto o programa trata a língua como ferramenta e não explicita se discute criticamente o uso da língua.

Referências

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S.. O uso do inglês como meio de instrução no contexto do ensino superior brasileiro: percepções de docentes. In: COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ESCRITA CRIATIVA, IX., 2016, Porto Alegre/RS. Anais… Porto Alegre/RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016a. p. 362-370.

BAUMVOL, L. K.; SARMENTO, S.. Internationalization at Home and the use of English as a Medium of Instruction / Internacionalização em Casa e o uso de Inglês como meio de Instrução. In: BECK, M.S.et al. (Org.). Echoes. Florianópolis: EdUFSC, 2016b.

BEELEN, J.; JONES, E.. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A. et al.(eds). The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Springer: Cham, 2015.

BRESSANE, T. B. da R.. Construção de identidade numa empresa em transformação. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - PUCSP. São Paulo, p. 190, 2000.

CABRAL, S. R. S.. As marcas de interpessoalidade em uma coluna de opinião política. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-19, 2008.

CABRAL, S. R. S.; BARBARA, L. (Org.). Estudos de transitividade em linguística sistêmico-funcional. 1. ed. Santa Maria: Editora do Programa de Pós-Graduação em Letras, 2018a.

CABRAL, S. R. S.; BARBARA, L. (Org.). Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL. 1. ed. Santa Maria: Editora do Programa de Pós-Graduação em Letras, 2018b.

CORRALES, K. A.; PABA REY, L. A.; SANTIAGO ESCAMILLA, N.. Is EMI Enough? Perceptions from University Professors and Students. Latin American Journal of Content and Language Integrated Learning, v. 9, n. 2, p. 318-344 Jul-Dec 2016.

CRYSTAL, D.. English as a Global Language. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

DEARDEN, J.. English as a medium of instruction - a growing global phenomenon. Manchester: British Council, 2014.

EGGINS, S. An introduction to Systemic Functional Linguistics. 2 ed. London: Continuum, 2004.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S.. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Santa Maria: Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa, 2010.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S.; OLIONI, R. C. A seleção brasileira de futebol a serviço da cerveja: análise multifuncional de texto na perspectiva da gramática sistêmico-funcional. Calidoscópio, v. 9, n. 3, p. 188-197, set/dez 2011.

GOUVEIA, C. A. M. Texto e Gramática: uma Introdução à Linguística Sistémico-Funcional. Matraga. Rio de Janeiro, v.16, n.24, jan./jun. 2009.

GRADDOL, D.. The Future of English? A guide to Forecasting the Popularity of the English Language in the 21st Century. London: The British Council, 1997.

GUIMARAES, F. F.; FINARDI, K. R.; CASOTTI, J. B. C.. Internationalization and Language Policies in Brazil: What is the Relationship?. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 295-327, June 2019.

HALLIDAY, M.A.K. Part A. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: Aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1985.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed., Milton Park, Abingdon, Oxon: Routledge, 2014.

HASAN, R. The place of context in a systemic functional model. IN: HALLIDAY, M.A.K.; WEBSTER, J.J. Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. New York: Continuum, 2009. p. 166-189.

KNIGHT, J.. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004. doi: 10.1177/1028315303260832.

LIMA-LOPES, R. E.. Estudos de transitividade em língua portuguesa: o perfil do gênero cartas de venda. Dissetação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - PUCSP. São Paulo, p. 176, 2001.

MACARO, E. et al. A systematic review of English medium instruction in higher education. Language Teaching, v. 51, n.1, p. 36-76, 2018. doi:10.1017/S0261444817000350.

MARTIN, J. R.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. PAINTER, C. Deploying Functional Grammar. 2. ed. Beijing: Commercial Press, 2010.

MARTINEZ, R.. English as Medium of Instruction (EMI) in Brazilian Higher Education: Challenges and Opportunities. In: FINARDI, K. R. (ed). English in Brazil: Views, policies and programs. EDUEL: Londrina, 2016. p.191 - 228.

THOMPSON, G.; THETELA, P. The sound of one hand clapping: The management of interaction in written discourse. Text, v. 15, n. 1, p. 103-127, 1995.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Rodrigues, G. S., & Ribeiro, J. M. (2022). LÍNGUA INGLESA EM UM SYLLABUS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EMI E NO DISCURSO DOCENTE: UMA COMPARAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. EntreLetras, 13(1), 132–157. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p132-157