COMPOSIÇÃO MULTIMODAL EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA REVISTA ESPAÇO NATURA

PERCEPÇÕES SEGUNDO A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p396-413

Palavras-chave:

anúncio publicitário, GDV, metafunção composicional, revista espaço natura

Resumo

Este estudo comprovará que a construção dos textos visuais dos anúncios publicitários da Revista Espaço Natura mantém uma construção lógica analisável na perspectiva da Gramática do Design Visual. Para isso, este artigo fundamenta-se em Trindade (2012), Silva (2015), Rojo e Moura (2019) e Kress e Van Leeuwen (2021). O corpus analisado foi um anúncio publicitário da Revista Espaço Natura do ciclo 12 do ano de 2021, em observação ao valor da informação e suas subcategorias. Constatou-se que, a peça visual é constituída por meio de uma linguagem persuasiva e intimista, apresentando uma realidade aparente que leva o interlocutor ao consumo. 

Biografia do Autor

Wellington Carvalho de Arêa Leão, Uespi - Universidade Estadual do Piauí

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL da Universidade Estadual do Piauí - Uespi. Possui pós-graduação lato sensu em Português Jurídico pela AVM - Faculdade Integrada - Rio de Janeiro (2015), em Estudos Linguísticos e Literários pela Uespi - Teresina (2016) e graduação em Letras: Português e Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM - Timon (2014). Atuou como tutor a distância no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da Uespi (2015-2019) e Ufpi (2019-Atual). É professor da rede estadual de ensino e professor auxiliar da Universidade Estadual do Piauí, campus da cidade de Paranaíba-PI. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo dos gêneros textuais digitais na perspectiva da Teoria das Affordances.

Paula Fabiana Melo Cardoso Martins, Universidade Estadual do Piauí/Uespi

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Piauí(2013) e Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá (2017). Atualmente é professora magistério III no Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: novos letramentos, multimodalidade e dicionário.

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí /Ufpi

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Pedagogia (Centro Universitário Internacional - Uninter - 2021), Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual do Ceará - 2006), Doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais - 2010) e estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB - 2018). Atua como professor dos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí e como docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, tradução audiovisual, metodologias de ensino de línguas, linguagem e tecnologia, multimodalidade e texto visual.

Referências

ESPAÇO Natura: dia dos pais. São Paulo: Plural, n. 12, 2021. Disponível em: https://sites.natura.com.br/revista/espaco-natura-c202112-v1. Acesso em: 24 abr. 2022.
FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
GOMES, F. W. B.; SILVA, A. P. O. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1158. Acesso em: 24 abr. 2022.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Theo Hodder Education, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed. London: Routledge, 2021.
NATURA (BR). Nossa história. 2022. Disponível em: https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia. Acesso em: 22 abr. 2022.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SILVA, C. C. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise do discurso crítica. Orientadora: Maria Cecília de Lima. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: http://repositorio.se.df.gov.br/handle/123456789/1013. Acesso em: 24 abr. 2022.
TRINDADE, E. Propaganda, identidade e discurso: brasilidade midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Carvalho de Arêa Leão, W., Fabiana Melo Cardoso Martins, P. ., & Wellington Borges Gomes, F. . (2022). COMPOSIÇÃO MULTIMODAL EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA REVISTA ESPAÇO NATURA: PERCEPÇÕES SEGUNDO A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. EntreLetras, 13(1), 396–413. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p396-413