SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395

Palavras-chave:

multimodalidade; Gramática do Design Visual; anúncio publicitário; multiletramentos.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar, em perspectiva multimodal, anúncios publicitários no intuito de compreender as contribuições da Gramática do Design Visual para a construção de saberes multimodais e para a formação do leitor e do escritor crítico-reflexivo na escola. Para isso, este trabalho apresenta-se em caráter qualitativo e exploratório e de natureza básica, sendo o corpus formado por seis anúncios publicitários de marcas famosas em contexto de circulação nacional, destacando imagens multimodais digitais que veiculam na web, e traz como arcabouço teórico, principalmente, as postulações de Halliday e Matthiessen (2004) e Kress e van Leeuwen (2000, 2006[1996]).

Biografia do Autor

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, UFPB

Graduado em Letras (UPE); Especialista em Literatura e Estudos Culturais (UEPB); Especialista em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UPE); Mestre em Letras (UEPB); Doutorando em Linguística (PROLING/UFPB); Professor estatutário da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade - GPSM (UFPB), do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagens e Ensino (UEPB) e do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE - CELLUPE (UPE).

Alex Marcelo da Silva Araújo, UPE

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras PROFLETRAS/UPE – Campus Mata Norte. Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Secretaria de Educação de Orobó – PE.

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa, UPE

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL – PUCSP). Professor Associado da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

SARINHO JÚNIOR, J. M. de A., ARAÚJO, A. M. da S., & BARBOSA, M. do R. da S. A. (2022). SIGNIFICADOS SOCIOSSEMIÓTICOS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. EntreLetras, 13(1), 370–395. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p370-395