POSSIBILIDADES DE SENTIDOS EM ENTRE FICAR E IR: RENASCER, DE WALACE RODRIGUES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p339-348

Palavras-chave:

poemas, sentidos, poeta, interpretação

Resumo

Neste ensaio apresentamos uma possível leitura e interpretação de alguns poemas do livro Entre Ficar e ir: renascer, do poeta e professor universitário, Walace Rodrigues. Tal leitura e interpretação, partem de nossas percepções acerca da vida e do mundo e também nossas vivências, e ainda considerando as contribuições teóricas de alguns autores que se dedicam à investigação e problematização do fazer poético à guisa de compreensão e explicação da vida e do mundo.

Biografia do Autor

Leomar Alves de Sousa, ESCOLA ESTADUAL VILA NOVA

Graduado em Letras pela UFT, especialista em Língua Portuguesa e Literatura. É professor efetivo na rede estadual de ensino do Tocantins e atua na Escola Estadual Vila Nova, lecionando Língua Portuguesa em turmas do ensino fundamental e médio. Coordena, nesta escola, o projeto Poetas na Escola, que tem como produto a publicação de oito edições do livro POETAS NA ESCOLA (coletênea de poesias escritas pelos alunos da Escola Vila Nova). Frequentemente escreve poemas e crônicas e também é tutor dos escritores mirins da ALMA (Academia de Letras Mirim de Araguaína). Possui textos literários publicados em jornal local e no Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins- 2016.

Referências

MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para quê? A função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. 2ª edição. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.
RODRIGUES, Walace. Entre ficar e ir: renascer. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.
TESTA, Eliane Cristina. A palavra em estado de poesia. ENTRELETRAS, v. 6, n. 2, jul/dez. 2015.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Alves de Sousa, L. (2023). POSSIBILIDADES DE SENTIDOS EM ENTRE FICAR E IR: RENASCER, DE WALACE RODRIGUES. EntreLetras, 13(3), 339–348. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p339-348

Edição

Seção

Ensaios