UMA PROPOSTA SOCIOSSEMIÓTICA PARA A ANÁLISE VISUAL DE JOGOS BIDIMENSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369

Palavras-chave:

semiótica social, análise visual, videogames, jogos bidimensionais, floresta amazônica

Resumo

Atualmente, os videogames constituem-se como objeto de crescente relevância no meio acadêmico. Assim, faz-se necessária uma metodologia acerca das construções de sentido nesses textos. Neste artigo, propõem-se categorias de análise visual e discursiva de jogos bidimensionais por meio do quadro teórico da Semiótica Social. Partindo da natureza multimodal e interativa dos videogames, analisa-se como a modalidade visual em si e em suas interfaces constrói significados por meio de estratégias ludossemióticas. Para tal, explorar-se-á o estágio amazônico no jogo Ducktales (CAPCOM, 1989), de modo a descrever como as escolhas semióticas empregadas constroem significados e discursos a respeito do espaço representado.

Biografia do Autor

André de Oliveira Matumoto, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (2017-2022), habilitação linguística/português. Realizou a iniciação científica "A construção multimodal do Brasil nos videogames: diálogos entre a sociossemiótica e a ludologia" sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-USP), e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (processo nº 2020/13090-1). Tem como principais interesses de pesquisa o estudo de jogos eletrônicos, de multimodalidade e de discurso. É membro do Grupo de Mídias Digitais, Discurso e Interação (Midigita) (FFLCH-USP) e do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP (NEAC-USP). É membro da equipe editorial da revista Linha D'Água (FFLCH-USP).

Paulo Roberto Gonçalves Segundo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e da Revista Linha D'Água. Integra também o Grupo de Trabalho da ANPOLL sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Matumoto, A. de O., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2022). UMA PROPOSTA SOCIOSSEMIÓTICA PARA A ANÁLISE VISUAL DE JOGOS BIDIMENSIONAIS. EntreLetras, 13(1), 344–369. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369