CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274

Palavras-chave:

inclusão escolar; narrativas orais; avaliação; identidades. emoções

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a construção das identidades e das emoções de uma professora-mediadora, a partir da análise de narrativas de vivências de inclusão no contexto escolar. A arquitetura teórica é fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, em interface com os estudos da narrativa, das emoções e das identidades, e recorre ao Sistema de Avaliatividade para a análise das instâncias léxico-gramaticais avaliativas. Resultados sugerem que a professora-mediadora constrói suas identidades como uma profissional dedicada, responsável e de grande relevância. Além disso, emoções positivas fazem-se predominantes em seus relatos, especialmente às ligadas aos domínios avalaitivos do Julgamento e do Afeto.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Letras/Estudos da Linguagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/PUC-Rio), atua nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

Referências

ALBA-JUEZ, L.; THOMPSON, G. Introduction. In: THOMPSON, G.; ALBA-JUEZ, L. (Eds.) Evaluation in context. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2014. p. 3-26.

BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio v. 3, n. 2, p. 74-87, maio/ago. 2005.

BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 31, n. spe, p. 97-126, Aug. 2015.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARVALHO, G. A prosódia atitudinal: Apreciação e Julgamento em críticas de cinema. In: VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 510. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 03/04/2021.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmet, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 29º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FRANCO, V. A inclusão começa em casa... In: RODRIGUES, David. (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. 2a ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 20° ed., Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2014.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 4th ed. London/New York: Arnold, 2014.

IKEDA, S. N. O julgamento na argumentação de um editorial. In: VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.

KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia da Letras, 2020.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: Language in the inner city. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

LE BRETON, D. Antropologia das emoções. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

LINDE, C. Life stories. The creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MARTIN, J. R. Analysing genre: functional parameters. In: CHRISTIE, F.; MARTIN, J. R. (Eds.) Genre and institutions: Social Processes in the Workplace and School. London/New York: Continuum Wellington House, 1997. 270p.

MARTIN, J. R. Beyond Exchange: appraisal systems in English. In: HUSTON, S.; THOMPSON, G. (Eds.). Evaluation in text: Authorial Stance and the Construction od Discourse. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: Meaning beyond the clause. p. 16-71. London: Continuum, 2007.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

MILLER, I. K.; BARRETO, B. C.; KUSCHNIR, A. N. A.; SETTE, M. L.; BEZERRA, I. C.; CUNHA, M. I. A.; BRAGA, W. G. Prática Exploratória: questões e desafios. In: GIL, G.; ABRAHÃO, M. H. (Org.). Educação de professores de línguas: os desafios do formador, p. 145-165. Campinas, SP: Editora Pontes, 2008.

MILLER, I. K. Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas: da Eficiencia à Reflexão Crítica e Ética. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani, p. 99-121. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

MOITA LOPES, L. P. (org.) Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editoria, 2013.

MOITA LOPES, L. P.; FABRÍCIO, B. F. (2019). Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 14, n. 4. p. 711-423. 2019.

REZENDE, C. B.; COELHO, M. C. Antropologia das Emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 136p.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo, Cortez. p. 348. 2001.

VIAN JR., O. Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada e Linguística Educacional. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani, p. 99-121. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

VIAN JR., O. A construção do conhecimento na linguística aplicada em seu início no Brasil. In JORDÃO, Clarissa. M. (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores. p. 85-120. 2016.

VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.

WHITE, P. The Appraisal Website. Disponível em: <http://www.grammatics.com/appraisal> Acesso em 15 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-26

Como Citar

Nóbrega, A. N. A., & de Almeida Griffo, M. R. (2022). CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA. EntreLetras, 13(1), 251–274. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274