DOIS TIMORES

A EDUCAÇÃO SUPERIOR ANTES E DEPOIS DA UNTL E A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p510-533

Palavras-chave:

Política linguística; Lusofonia; Ensino Superior; Timor-Leste.

Resumo

Em 2000, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e, primeira universidade pública do Timor, foi criada através da fusão do ensino técnico superior e o acadêmico. Assim, este trabalho objetiva refletir acerca do duplo cenário histórico-universitário em Timor: o que foi instaurado durante o domínio indonésio e o que foi implementado ao final dele, pontuando, a emergência do ensino de português. Como resultado, pode-se apontar a passagem do ensino privado para o público, a integração de timorenses aos cursos universitários e os convênios firmados com instituições de diversos países, levando à internacionalização da educação no país e à manutenção do português.

Biografia do Autor

Leiliane Rezende da Silva Silveira, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro (IFF). Bolsista PIBIC/IFF da pesquisa intitulada “Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste”.

Lorena Almeida Pedra, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro (IFF). Bolsista PIBIC/IFF da pesquisa intitulada “Lusofonia: Percepções identitárias do Timor-Leste”.

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente é Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) e Coordenador da Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense (IFF). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e Linguagens do IFF, na linha de História da Língua Portuguesa, e coordenou por dois anos a pesquisa intitulada “O Português Histórico e a sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa”. Coordena, desde 2018, a pesquisa “Descrição e explicação de fenômenos fonéticos sob o viés da Linguística Histórica”. Tem experiência em Letras, com ênfase nas seguintes áreas: Tradição Gramatical da Língua Portuguesa, Estudos Formais de Língua Latina e de Gramática Histórica, Linguística Clássica e História da Língua Portuguesa.

 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Rezende da Silva Silveira, L., Almeida Pedra, L., & Oliveira, T. S. de. (2022). DOIS TIMORES: A EDUCAÇÃO SUPERIOR ANTES E DEPOIS DA UNTL E A EMERGÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. EntreLetras, 13(1), 510–533. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p510-533

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