LANCELOT E SHYLOCK

CONSCIÊNCIA E ANSIEDADE EM RELAÇÃO À FIGURA PATERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p84-99

Palavras-chave:

interioridade, consciência, ansiedade, O mercador de Veneza

Resumo

Este artigo analisa a deliberação cômica de Lancelot sobre deixar seu mestre Shylock, na peça The Merchant of Venice, de Shakespeare. O relacionamento de Lancelot com seu pai Gobbo e Shylock é ambíguo, uma vez que ele sente ansiedade em deixar a casa de Shylock, mas não sente ansiedade ao enganar seu pai. A análise sugere que ele inverte o papel da figura paterna, tomando Shylock em vez de Gobbo como a representação da figura paterna. Da mesma forma, há outros personagens na peça que projetam em Shylock a representação da figura paterna, espelhando raiva, ressentimento, medo e ansiedade.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela UFSM. Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS. Docente do Curso de Letras: Libras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT. E-mail: carlosletras@uft.edu.br

Referências

ADELMAN, Janet. Blood Relations: Christian and Jew in The Merchant of Venice. Chicago/London: The University of Chicago Press: 2008.

COLLINS, Stephen L. From divine cosmos to sovereign state. Oxford: Oxford University Press, 1989.

FREUD, Sigmund. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

GREENBLATT, Stephen. Will in the World: how Shakespeare became Shakespeare. New York: Norton & Company, 2004.

HONAN, Park. Shakespeare: uma vida. 2ª reimpressão. Tradução Sonia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

KING JAMES. The Holy Bible, 1611, available in http://www.biblegateway.com/versions/King-James-Version-KJV-Bible/. Accessed: 14/07/2021.

LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MARLOWE, Christopher. The Complete plays. Edited by Frank Romany & Robert Lindsey. London: Penguin, 2003.

MAUS, Katharine Eisaman. Inwardness and Theater in the English Renaissance. Chicago e London: University of Chicago Press, 1995.

McGINN, Colin. Shakespeare’s Philosophy: Discovering the Meaning behind the Plays. New York: Harper, 2007.

SHAKESPEARE, William. Complete Works. Londres: Wordsworth Editions, 2007.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Edited by Harold Jenkins. London: Arden, 1997.

SHAKESPEARE, William. Julius Caesar. Edited by Norman Sanders. London: Penguin, 1976.

SHAKESPEARE, William. Macbeth. Edited by Kenneth Muir. London: Arden, 1997.

SHAKESPEARE, William. The Merchant of Venice. Edited by John Drakakis. London: Arden, 2010.

SHAKESPEARE, William. The Merchant of Venice. Edited by Lindlay Kaplan & David Bevington. In: KAPLAN, M. Lindsay & BEVINGTON, David (eds.). The Merchant of Venice: Texts and Contexts. New York: Palgrave, 2002.

Downloads

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Ludwig, C. R. (2023). LANCELOT E SHYLOCK: CONSCIÊNCIA E ANSIEDADE EM RELAÇÃO À FIGURA PATERNA. EntreLetras, 13(3), 84–99. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n3p84-99

Edição

Seção

Artigos