ENSINO DE INGLÊS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

UM MODELO BASEADO NA PEDAGOGIA DO GÊNERO - LERN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p414-437

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa. Pedagogia do gênero. Multimodalidade.

Resumo

Este artigo é recorte de uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Objetiva apresentar o desenvolvimento de uma proposta de ensino e de pesquisa baseados na pedagogia do gênero. As atividades foram amparadas em uma perspectiva funcional de uso de língua e de linguagem. Considerou que outros modos de signifcação precisam ser trabalhados em sala de aula, não somente o verbal. Partiu do princípio de que todo texto é multimodal (Kress, 2010), isto é, formado por mais de um modo de significação. Como metodologia usou-se a pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevista, notas de campo. Como resultado, percebeu-se que o foco da atividade foi além do ensino da língua como estrutura e favoreceu o desenvolvimento de outras capacidades e conhecimentos dos alunos. Houve superação das dificuldades e o trabalho com base em gêneros textuais permitiu o uso da língua em situações reais de comunicação.

Biografia do Autor

Sheilla Andrade de Souza, IFMG-Ipatinga

Professora da área de Letras no IFMG-Ipatinga. Doutora em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2013). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Estrangeira pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2003). Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ipatinga. Desenvolve pesquisa na área do ensino de línguas em contexto técnico e tecnológico dentro da perspectiva dos novos e múltiplos letramentos e da multimodalidade. 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Andrade de Souza, S. (2022). ENSINO DE INGLÊS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL: UM MODELO BASEADO NA PEDAGOGIA DO GÊNERO - LERN. EntreLetras, 13(1), 414–437. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p414-437