A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA INFANTIL DE HISTÓRIA E FICÇÃO

Autores

  • Matilde Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Simone Spiess Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciene Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152

Palavras-chave:

literatura infantil; ressignificação do passado; gêneros híbridos de história e ficção.

Resumo

Neste artigo analisamos a narrativa Barriga e Minhoca, Marinheiros de Cabral (2002) de Atílio Bari em comparação à Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), comentários de Leandro Garcia Rodrigues (2019). Discutimos as possíveis relações entre história e literatura, convergências e divergências entre os discursos sobre o passado presentes na literatura híbrida de história e ficção infantil, embasados nos estudos de Cadermatori (1987), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Nitrini (2010), Candido (2011), Colomer (2017), Fleck (2017), Coelho (2020) sobre literatura comparada. Buscamos desconstruir, a partir da ficção, as “verdades” impostas pelo discurso oficial e alcançar o processo de descolonização necessário.

Biografia do Autor

Matilde Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras/Unioeste, Cascavel-PR, docente da Escola Municipal José Henrique Teixeira e Colégio Estadual Marcos Claudio Schuster, Cascavel-PR. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9831-9276

Simone Spiess, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Letras pela UNIOESTE, Cascavel. Docente na Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, Iporã do Oeste, Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Orcid: https://orcid.org/0000 _0002_1323_6763

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação/UFBA, Salvador-BA, docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9831-9276

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Fernandes, M., Spiess, S. ., & Souza Santos, L. (2022). A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA INFANTIL DE HISTÓRIA E FICÇÃO. EntreLetras, 12(3), 132–152. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152

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