LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - A INSERÇÃO DA LITERATURA JUVENIL COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DE HISTÓRIA

RELAÇÕES ENTRE A OBRA A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013), DE MARY DEL PRIORE, E O LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) DE ALFREDO BOULOS JUNIOR

Autores

  • Fernanda Sacomori Candido Pedro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Douglas Rafael Facchinello Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Margarida da Silveira Corsi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171

Palavras-chave:

literatura comparada; literatura juvenil; livro didático; romance histórico; ressignificações do passado

Resumo

Este artigo analisa comparativamente o evento histórico da Conjuração Mineira (1789) nas obras A Viagem Proibida: nas Trilhas do Ouro (2013), de Mary Del Priore, e História Sociedade & Cidadania (2018), de Alfredo Boulos Junior. O cotejo das duas obras, realizado a partir dos pressupostos de Hutcheon (1991), Burke (1992), Trouche (2006), Fleck (2017) e Bernd (1998), demonstra que a narrativa híbrida de história e ficção enseja outras formas de reflexão a respeito de fatos históricos e promove a conscientização do leitor.-

Biografia do Autor

Fernanda Sacomori Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Letras pelo Mestrado profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutoranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2020-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professora da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6810-9895.

Douglas Rafael Facchinello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutorando em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2021-2025). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professor da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660.

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada de Língua e Literaturas de Língua Francesa da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Letras pela UNESP, Pós-Doutorado pela UNIOESTE/Université Lumière – Lyon 2. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5216-8660. 

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Sacomori Candido Pedro, F., Rafael Facchinello, D., & da Silveira Corsi, M. . (2022). LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - A INSERÇÃO DA LITERATURA JUVENIL COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE A OBRA A VIAGEM PROIBIDA: NAS TRILHAS DO OURO (2013), DE MARY DEL PRIORE, E O LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA SOCIEDADE & CIDADANIA (2018) DE ALFREDO BOULOS JUNIOR. EntreLetras, 12(3), 153–171. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p153-171