AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA

Autores

  • Maria Zenaide Farias de Araújo UnCuyo/AR
  • Janete Silva dos Santos UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Elbia Haydée Difabio UnCuyo/AR
  • Maria José de Pinho UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Formação de Professor. Sustentabilidade na Prática Pedagógica Docente. Educação Linguística.

Resumo

Esta reflexão é parte integrante de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida na UnCuyo, Argentina, inserida, outrossim, nos estudos desenvolvidos no grupo de pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade-LES, na qual se analisa a prática pedagógica no ensino de língua nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir do uso de um léxico específico sobre o falar local (amapaense), para tratar a noção de língua como conjunto de variedades, considerando o paradigma sustentabilidade na educação linguística. Nossa abordagem é qualitativa interpretativista, incorporando princípios da sustentabilidade na educação linguística, quer do professor pedagogo, quer do aluno do ensino fundamental das sérias iniciais. Desse modo, neste artigo, delimitamos para nossa discussão breve problematização sobre como as políticas de Estado condicionaram o surgimento de projetos de formação docente atuais que ainda pouco fundamentam o embasamento teórico-metodológico na formação linguística do pedagogo, que irá introduzir o pequeno cidadão ao ensino sistemático da língua materna.

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Como Citar

Araújo, M. Z. F. de, Santos, J. S. dos, Difabio, E. H., & Pinho, M. J. de. (2015). AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESEMPENHO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA. EntreLetras, 5(2), 223–242. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1331

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