CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO

Autores

  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabelle Guedes da Silva Souza Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Análise Linguística, Transposição Didática, Formação Inicial, Ensino de Língua.

Resumo

A Análise Linguística foi proposta por Geraldi (1984) como uma prática teórico-metodológica cujo objeto de ensino é de natureza reflexiva, pois mobiliza práticas linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas na construção do conhecimento. Considerada como uma inovação científica no âmbito do ensino de língua e uma proposta ainda relativamente recente, torna-se relevante analisar como professores em formação inicial (estagiários) a compreendem a partir do contato com os saberes de referência científica mobilizados em aulas de estágio docência. Associado a isso, é também importante verificar de como o ensino de AL se apresenta nas práticas desses estagiários atuando no ensino médio, no qual o ensino de língua é muito prestigiado nos currículos. A partir desse cenário, investigamos através da metodologia de estudo de caso a concepção de AL de um estagiário de um curso de Letras de uma universidade pública quando de seu encontro na disciplina de "prática de ensino" com essa concepção, tendo em vista correlacionar seu discurso e sua ação sobre AL. O estudo de caso, como as demais técnicas de geração de dados em Linguística Aplicada, é um trabalho de natureza qualitativa e interpretativista.    

Downloads

Como Citar

Araújo, D. L. de, & Souza, I. G. da S. (2015). CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM ESTÁGIO DOCENTE: TRANSIÇÃO DO DISCURSO PARA A AÇÃO. EntreLetras, 5(2), 138–156. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1326