MARCADOR DISCURSIVO: UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NA EJA/PROEJA

Autores

  • Cristiana Barcelos da Silva Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)
  • Gerson Tavares do Carmo Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)
  • Karine Lôbo Castelano Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)
  • Alessandra Maria Custódio da Silva Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)
  • Eliana Crispim França Luquetti Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)
  • Sérgio Arruda de Moura Programa de Mestrado de Cognição e Linguagem (UENF)

Palavras-chave:

Marcador Discursivo, Discursivização, EJA/PROEJA.

Resumo

No intuito de pesquisar um pouco mais sobre os aspectos da fala e seus marcadores discursivos, o presente trabalho teve por o objetivo analisar a partícula discursiva "ah" e identificar, do ponto de vista lexical, o tipo de função pragmático-discursiva desse elemento inserido no corpus "A Língua Falada na região Norte Noroeste Fluminense", organizado pela professora Eliana Crispim França Luquetti da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) sob a perspectiva da discursivização da língua. Para tanto, observou-se o seu uso nas falas orais de discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).    

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Como Citar

Silva, C. B. da, Carmo, G. T. do, Castelano, K. L., Silva, A. M. C. da, Luquetti, E. C. F., & Moura, S. A. de. (2015). MARCADOR DISCURSIVO: UMA ANÁLISE DA ORALIDADE NA EJA/PROEJA. EntreLetras, 5(2), 124–137. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1325