NOTAS SOBRE LEITURA E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA

A REMIÇÃO PENAL A PARTIR DA RE-LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS

Autores

  • Inácia Neta Brilhante de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Valéria Silva Medeiros UFNT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p295-308

Palavras-chave:

Educação Prisional; Remição de pena; Leitura; Literatura.

Resumo

A leitura do texto literário é uma das atividades privilegiadas no contexto da educação formal, dada a revolução que pode operar na vida de quem consegue dela se apropriar, incorporando-a a outras práticas da vida, mesmo que esparsamente. Pode parecer chavão, mas ler efetivamente amplia, de um jeito ou de outro, os horizontes das pessoas. A Educação em contexto prisional contempla os direitos humanos e o princípio da dignidade da pessoa humana. Assim, surge a remição penal, que oportuniza ao interno abreviar o tempo imposto pela sentença, mediante trabalho, estudo e, recentemente, disciplinado pela Recomendação n. 44/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a remição de pena pela leitura. Este texto, que objetiva apresentar a implantação e execução do Projeto "Remição pela Leitura", na Unidade Prisional de Imperatriz-MA, como instituto jurídico com função ressocializadora a partir de textos literários, destaca o Projeto “Leitura interativa: hábitos de leitura e reflexão como condicionantes da remição de pena”.

Biografia do Autor

Inácia Neta Brilhante de Sousa , Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Direito pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2014) e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Atualmente é professora ensino médio do Governo do Estado do Maranhão, professora substituta Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de professores, contação de histórias, dificuldade de aprendizagem e intervenção sistemática. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins Araguaína - PPGL, com estudos voltados à Remição Pena pela Leitura em contexto prisional.

Referências

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males – Antonio Candido. IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 81- 89, 2002.

CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária, Rio de Janeiro: Eduerj, 1996.

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 5. ed. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.

Downloads

Publicado

2021-06-13

Como Citar

Sousa, I. N. B. de . ., & Medeiros, V. S. (2021). NOTAS SOBRE LEITURA E A QUEBRA DO CÍRCULO DE VIOLÊNCIA: A REMIÇÃO PENAL A PARTIR DA RE-LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. EntreLetras, 12(1), 295–308. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p295-308