INTERROGAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA À LUZ DA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA

ENTREVISTA COM CÁSSIO MIRANDA

Autores

  • João de Deus Leite Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Ernesto Sérgio Bertoldo Universidade Federal de Uberlândia
  • Janete Silva dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p220-226

Palavras-chave:

psicanálise, violência, Lacan

Resumo

Entrevista realizada por e-mail  com Cássio Miranda no início do mês de maio de 2021.  Por meio desta interlocução, tomamos por princípio dar a perceber ao leitor muitos pontos (entre)vistos sobre o nosso tempo atual. Na esteira dessa transmissão de pontos (entre)vistos, somos levados a construir uma parte dessa história com e a partir dos sintomas no laço social no Brasil. Desse (des)encontro feliz, marcado pela dinâmica assíncrona entre entrevistado e entrevistadores, nascem interrogações que põem em suspensão tantos Brasis, como sintoma social no Brasil.

Biografia do Autor

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), da Universidade Federal do Tocantins (Campus de Araguaína)

Ernesto Sérgio Bertoldo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas; professor titular da Universidade Federal de Uberlândia; professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. 

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins, onde atua no curso de Licenciatura em Letras, Programa de P´ós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 

Referências

S/R.

Downloads

Publicado

2021-06-13

Como Citar

Leite, J. de D., Bertoldo, E. S. ., & Santos, J. S. dos . (2021). INTERROGAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA À LUZ DA PSICANÁLISE FREUDO-LACANIANA : ENTREVISTA COM CÁSSIO MIRANDA. EntreLetras, 12(1), 220–226. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p220-226

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)