INTEGRAÇÃO, ACOLHIMENTO E EMPODERAMENTO LINGUÍSTICO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Wagner Barros Teixeira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p237-253

Palavras-chave:

acolhimento linguístico; empoderamento linguístico; integração latino-americana; Covid-19; ensino de Português para falantes de outras línguas.

Resumo

Considerando o panorama imposto pela Covid-19, as necessidades de integração regional no contexto latino-americano e o direito à educação garantido pela Constituição Brasileira, este artigo apresenta relato de experiência com base em ações promovidas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas em parceria com diferentes instituições. As mencionadas ações foram desenvolvidas em plena pandemia, no final do ano de 2020, atendendo a demandas de membros das comunidades colombiana e venezuelana no Amazonas, garantindo, assim, o acolhimento, o empoderamento linguístico e a integração de pessoas em diferentes situações, como as de refúgio, por meio do ensino da Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Wagner Barros Teixeira, UFAM

Professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atua como docente e coordenador dos Cursos de Letras - Língua e Literatura Espanhola em Manaus e no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, lecionando disciplinas de metodologia e prática de ensino, de estágio curricular e de estudos linguísticos, relacionadas principalmente à Língua Espanhola, e como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordenou a primeira turma do Curso de Especialização em ensino de Espanhol: língua e literaturas (UFAM) no período de 2012 a 2014, e atuou como Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) no período de 2011 a 2013. É mestre e doutor em Letras Neolatinas, área de concentração: Estudos Linguísticos, com opção pela Língua Espanhola, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET Celso Suckow da Fonseca/RJ, e graduado em Letras, com Licenciatura Plena em Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Lidera o Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas (UFAM), e participa como pesquisador nos Grupos de Pesquisa Michel Foucault e os estudos discursivos (UFAM) e Grupo de estudos bakhtinianos (UNESP-Assis). Suas investigações abordam questões sobre ensino de línguas, políticas linguísticas, formação de professores de línguas e estudos linguísticos. Coordenou o Centro Aplicador e Avaliador dos exames DELE na UFAM entre 2012 e 2016. Atualmente, coordena a Sede do exame CELU e a área de Espanhol no Programa Idiomas sem Fronteiras no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integra ainda a Mesa-Diretora, atuando como Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM), e, desde 2011, o grupo de colaboradores para a área de Linguagens junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi três vezes avaliador das obras da área de Língua Estrangeira Moderna no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições de 2014, 2015 e 2017.

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Publicado

2021-06-13

Como Citar

Teixeira, W. B. (2021). INTEGRAÇÃO, ACOLHIMENTO E EMPODERAMENTO LINGUÍSTICO EM TEMPOS DE COVID-19. EntreLetras, 12(1), 237–253. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p237-253