É POSSÍVEL ENSINAR LEITURA? METAINFERÊNCIA, UM CAMINHO PARA A LEITURA EM SALA DE AULA

Autores

  • Flávia Azambuja Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Diego Vargas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Taíse Simioni Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Clara Dornelles Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p361-381

Palavras-chave:

metainferência; leitura integrativa; ensino de leitura; pesquisa-ação.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a contribuição da metainferência ao ensino de leitura, a partir da análise de práticas que levam em conta cognitiva e metacognitivamente os processos inferenciais de leitura. Metodologicamente, analisamos dados de uma pesquisa-ação, da qual participaram alunos do Ensino Médio de uma escola pública de XXXX. Houve resultados positivos relacionados a: (i) valorização de conhecimentos prévios, (ii) estabelecimento de objetivos e hipóteses e (iii) desenvolvimento de estratégias para avaliação e monitoramento da compreensão. Assim, este trabalho permite afirmar que o ensino de leitura é possível e um dos caminhos é o trabalho com a metainferência.

Palavras-chave: metainferência; leitura integrativa; ensino de leitura; pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Diego Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística. 

Taíse Simioni, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

É doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora associada da Universidade Federal do Pampa, com atuação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (Mestrado Profissional). Atua principalmente nos seguintes temas: fonologia, morfofonologia, variação linguística e ensino da língua portuguesa.  

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

 Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atua no curso de Letras/Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e Respectivas Literaturas e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (MPEL), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Coordena o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) e o Núcleo de Apoio Intercultural à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA). Desenvolve pesquisas sobre ensino-aprendizagem de línguas e construção de identidades, no campo aplicado de estudos da linguagem.    

   

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Azambuja, F., Vargas, D. ., Simioni, T. ., & Dornelles, C. . (2021). É POSSÍVEL ENSINAR LEITURA? METAINFERÊNCIA, UM CAMINHO PARA A LEITURA EM SALA DE AULA. EntreLetras, 12(2), 361–381. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n2p361-381