REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:

ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI

Autores

  • Tânia Maria de Oliveira Rosa Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-3441-7678
  • Oziel Pereira Silva Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Luiz Roberto Peel Furtado Oliveira Universidade Federal do Tocantins- UFT

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa a proposta de Perini (2010) quanto ao estudo/ensino das subcategorias gramaticais oração sem sujeito e sujeito indeterminado. Nosso principal objetivo é verificar a possibilidade de implantação dessa proposta nas aulas de língua portuguesa da educação básica. São igualmente nossos objetivos: i) observar as semelhanças e diferenças entre os conceitos apresentados pela gramática normativa e a proposta funcionalista de Perini; ii) possibilitar aos docentes e discentes o conhecimento de outra perspectiva para o estudo dos recursos gramaticais, diferente daquela contida nos manuais tradicionais. Para isso, comparar-se-ão os conceitos das subcategorias apresentadas em três gramáticas: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010).

Palavras-chave: gramática normativa; gramática do português brasileiro; ensino.

 

Abstract: This paper analyzes the proposition of Perini (2010) as the study / teaching of grammatical subcategories sentences without subject and undeterminated subject. Our main goal is to verify the possibility of implementing this proposal in portuguese language classes in basic education. Thet are also our goals: i ) to observe the similarities and differences between the concepts presented by the normative grammar and functionalist proposal Perini ; ii ) allow the teachers and students the knowledge of another perspective to the study of grammatical features , different from that contained in the manuals traditional ; for this, it will be compared to the sub - concepts presented in three grammars: Gramática do texto: texto da gramática, de (CAMPEDELLI e SOUSA, 1999); Nova gramática do português contemporâneo (CUNHA e CINTRA, 2007) e Gramática do português brasileiro (PERINI, 2010).

Keywords: normative grammar; grammar of brazilian portuguese; education.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT). Desenvolve pesquisas em semiótica discursiva aplicada ao ensino. 

Oziel Pereira Silva, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Tocantins- UFT

Luiz Roberto Peel Furtado Oliveira, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Professor Dr, atua  no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Campus de Araguaína

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Publicado

2017-02-09

Como Citar

Rosa, T. M. de O., Silva, O. P., & Oliveira, L. R. P. F. (2017). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA:: ORAÇÃO SEM SUJEITO E SUJEITO INDETERMINADO SOB A ÓTICA DE MÁRIO PERINI. EntreLetras, 7(2), 178–193. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1109

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