REDAÇÃO ESCOLAR

UMA MERA TIPOLOGIA TEXTUAL OU UM GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO PLENO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p270

Palavras-chave:

redação escolar, responsividade, posição-sujeito, práticas escolares, concursos

Resumo

Neste texto, de caráter ensaístico, problematizamos as referências à redação escolar como um mero tipo de texto. Nosso objetivo é questionar por que não a assumir, sem receios, como um gênero textual pleno, mesmo considerando as críticas a essa prática coercitiva no ambiente onde circula. A discussão aqui empreendida, pelo viés do linguista aplicado, destaca alguns posicionamentos de estudiosos da linguagem e de pesquisadores do ensino de língua materna, bem como dialoga teoricamente com categorias de duas vertentes discursivas, a bakhtiniana (responsividade) e a pêcheutiana (posição-sujeito e interdiscuso), observando a fronteira de cada escopo, a fim de deslocar definições que não mais respondem ao funcionamento desse tipo de comunicação, isto é, o mediado pela redação escolar.

Biografia do Autor

Kerlly Karine Pereira Herênio, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutora em Letras pela UFT. Docente no Instituto Federal do Maranhão. 

Janete Silva dos Santos, UFT

Possui mestrado (2001) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada pela Unicamp. Licenciada plena em Letras pela UFPA (1996). Docente (adjunto IV) da universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (graduação) e no PPGL. Membro do Comitê PIBIC da UFT na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. É líder do grupo de pesquisa LES (Linguagem, Educação e Sustentabilidade). Foi bolsista de produtividade em pesquisa da UFT de 2014 a 2015. Tem experiência na área de Letras, Linguística, com ênfase em Letras/Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade

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Publicado

2020-10-11

Como Citar

Herênio, K. K. P., & Silva dos Santos, J. . (2020). REDAÇÃO ESCOLAR: UMA MERA TIPOLOGIA TEXTUAL OU UM GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO PLENO?. EntreLetras, 11(2), 255–271. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n2p270